Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35994
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2383-8060
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Caracterização dos pacientes espasticos atendidos no ambulatório de bloqueio neuromuscular da Universidade Federal de Uberlândia
Autor(es): Ferreira, Danielle Duarte Zênio
Primeiro orientador: Hallal, Camilla Zamfolini
Primeiro membro da banca: Greco, Ana Luiza
Segundo membro da banca: Lange, Cristiane
Resumo: A espasticidade está presente em diversas doenças neurológicas como AVC, esclerose múltipla, paralisia cerebral, entre outras.O manejo da espasticidade é fundamental para êxito das intervenções para reabilitar os pacientes em busca da melhoria das atividades diárias e do convívio social. O uso de fármacos injetáveis como toxina botulínica (TBA) e fenol tem sido eficazes para o manejo da espasticidade por promover a diminuição de contrações musculares exarcebadas, com melhora do quadro álgico, da funcionalidade, da qualidade de vida, além da prevenção de deformidades. O objetivo deste estudo foi caracterizar os pacientes espásticos atendidos no Ambulatório de Bloqueio Neuromuscular da Universidade Federal de Uberlândia. Os dados foram coletados pela consulta aos prontuários digitais extraídos pelas fichas de identificação e seguimento, as quais fazem parte da rotina de atendimento no Ambulatório de Bloqueio Neuromuscular. No período avaliado participaram 269 pacientes, com idade média de 47,69 anos, no que diz respeito a independência funcional dos pacientes de acordo com Índice de Barthel os mesmos apresentam dependência grave , e em média 57,24% realizam terapias atuais. Considerando que o Índice de Barthel (IB) estabelece 75­51 pontos ­ dependência moderada, de 50­26 pontos ­ dependência severa e de 99 a 76 pontos considera dependência leve e de 25pontos a baixo a dependência é total (Almeida e Freire, 1997). Nossos resultados caracterizou o perfil dos pacientes espásticos atendidos no Ambulatorio de Bloqueio Neuromuscular da Universidade Federal de Uberlândia, o que pode auxiliar o desenvolvimento de estratégias para aprimoramento do serviço e inclusão de mais pacientes.
Palavras-chave: Espasticidade
Toxina botulínica
Fenol
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERREIRA, Danielle Duarte Zênio. Caracterização dos pacientes espásticos atendidos no ambulatório de bloqueio neuromuscular da Universidade Federal de Uberlândia. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35994
Data de defesa: 19-Jan-2022
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaracterizaçãoPacientesEspasticos.pdfTCC180.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons