Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35990
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRoberto, Paulo Henrique Barbosa-
dc.date.accessioned2022-09-05T17:03:28Z-
dc.date.available2022-09-05T17:03:28Z-
dc.date.issued2022-08-12-
dc.identifier.citationROBERTO, Paulo Henrique Barbosa. Harry Potter e a importância da educação na luta contra as opressões. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35990-
dc.description.abstractThe present monograph, of a theoretical nature, aims to analyze the impact of education and culture in the construction of a fair, free and democratic society in the face of arbitrariness committed by the State and the offense to the Democratic State of Law. Through the impact of J.K. Rowling's Harry Potter series, it is observed that the magical world created expands beyond the pages and screens, gaining a vivid discussion about intolerances and prejudices. Then, in dialogue with the reading of Paulo Freire, through the work Pedagogy of the Oppressed, a brief study of the Brazilian reality in relation to education, as well as its attempts to dismantle and invalidate it through oppressive governments, including movements such as Escola Sem Partido, the relationship between educators and students and raising awareness for the liberation of the oppressed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectHarry Potterpt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectOpressãopt_BR
dc.subjectHarry Potterpt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectOppressionpt_BR
dc.titleHarry Potter e a importância da educação na luta contra as opressõespt_BR
dc.title.alternativeHarry Potter and the importance of education in the fight against oppressionspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Crosara, Daniela de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5677145468624731pt_BR
dc.contributor.referee1Bielschowsky, Raoni Macedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5616314176209557pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Ivan Marcos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6091564611629240pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2250801844320357pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia, de cunho teórico, tem por objetivo analisar o impacto da educação e da cultura na construção de uma sociedade justa, livre e democrática face às arbitrariedades cometidas pelo Estado e à ofensa ao Estado Democrático de Direito. Através do impacto da série Harry Potter, de J. K. Rowling, observa-se que o mundo mágico criado se expande para além das páginas e telas, ganhando uma vívida discussão sobre intolerâncias e preconceitos. Cria-se então, em diálogo com a leitura de Paulo Freire, por meio da obra Pedagogia do Oprimido, um breve estudo da realidade brasileira em relação à educação, tal qual suas tentativas de desmonte e invalidação por meio de governos opressores, incluindo movimentos como Escola Sem Partido, a relação entre educadores e educandos e a tomada de consciência para libertação dos oprimidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDireitopt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.orcid.putcode118508136-
Appears in Collections:TCC - Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HarryPotterImportância.pdf564.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons