Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35983
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7040-6925
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Micro e pequenos negócios em tempos de COVID: um estudo das estratégias de sobrevivência em tempos de pandemia
Autor(es): Lima, Gabryela Christina Burgarelli de
Primeiro orientador: Ramos, Noézia Maria
Primeiro membro da banca: Maemura, Marcia Mitie Durante
Segundo membro da banca: Carrijo, Michelle de Castro
Resumo: A pandemia do COVID-19 foi uma surpresa para todos, e isso não é novidade. Em nenhum momento de nossa história foi presenciado um acontecimento desta magnitude dentro das circunstâncias de globalização e desenvolvimento econômico que nos encontramos, o que impactou a sociedade como um todo e trouxe diversos desafios para a cadeia de produção mundial. No Brasil, mesmo sem grande apoio do Estado, empreendimentos foram obrigados a interromper suas atividades e medidas de restrição e contenção da doença foram impostas, o que dificultou a comercialização de produtos e serviços, fazendo com que muitos negócios viessem a fechar permanentemente e forçando empreendedores a se reinventarem para sobreviver, principalmente aqueles donos de micro e pequenas empresas. A falsa sensação de liberdade e autonomia passada pelo empreendedorismo mascara a falta de apoio que esses pequenos negócios recebem do Estado, além de se tornarem reféns do mercado, uma vez que que a sociedade na qual estamos inseridos é caracterizada por sua natureza capitalista. Assim, a formulação estratégica em um momento delicado como esse é imprescindível quando se trata da diferenciação para gerar vantagem competitiva e sobreviver. Dessa forma, o presente estudo discute os efeitos da pandemia do novo Coronavírus sobre os empreendimentos, consequentes das mudanças no comportamento do mercado e da sociedade, dando foco às estratégias competitivas adotadas por micro e pequenas empresas para que se sobressaiam à crise. Portanto, foi realizado um estudo empírico com empreendedores donos de MPE’s, com uso de entrevistas, para que se pudesse compreender mais a fundo os desafios enfrentados por eles e as soluções encontradas para se manterem no mercado.
Abstract: The COVID-19 pandemic has come as a surprise to everyone, and this is nothing new. At no time in our history has an event of this magnitude been witnessed within the circumstances of globalization and economic development that we find ourselves in, which impacted the whole society and brought several challenges to the world production chain. In Brazil, even without great support from the State, enterprises were forced to stop their activities and measures to restrict and contain the disease were imposed, which made it difficult to commercialize products and services, causing many businesses to close permanently and forcing entrepreneurs reinvent themselves to survive, especially those who own micro and small businesses. The false sense of freedom and autonomy passed on by entrepreneurship masks the lack of support that these small businesses receive from the State, in addition to becoming hostages to the market, since the society in which we are inserted is characterized by its capitalist nature. Thus, strategic formulation at a delicate moment like this is essential when it comes to differentiation to generate competitive advantage and survive. In this way, the present study discusses the effects of the new Coronavirus pandemic on enterprises, resulting from changes in the behavior of the market and society, focusing on the competitive strategies adopted by micro and small companies to stand out from the crisis. Therefore, an empirical study was carried out with entrepreneurs who own MSB's, using interviews, so that the challenges faced by them, and the solutions found to remain in the market could be better understood.
Palavras-chave: Pandemia
Empreendedorismo
COVID-19
MPE`s
Estratégias competitivas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LIMA, Gabryela Christina Burgarelli de. Micro e pequenos empreendedores em Tempos de COVID: um estudo das estratégias de sobrevivência em tempos de pandemia. 2022. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35983
Data de defesa: 19-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MicroPequenosEmpreendedores.pdfTCC2.51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.