Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35948
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Verificação do nível de ruído em incubadoras neonatais da unidade de terapia intensiva de um EAS de grande porte
Autor(es): Camargos, Sabrina Santana
Primeiro orientador: Milagre, Selma Terezinha
Primeiro membro da banca: Pereira, Adriano Alves
Segundo membro da banca: Andrade, Adriano de Oliveira
Resumo: Um recém-nascido (RN) é considerado prematuro (RNPT) quando nasce antes de 37 semanas de gestação. Dessa forma, muitos sistemas fisiológicos que estavam em desenvolvimento são interrompidos, necessitando, portanto, que o RNPT seja encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINEO), que é um ambiente que estimula a sobrevida do RN e proporciona a adaptação à vida fora do útero materno. Na UTINEO, o RNPT é colocado em uma incubadora neonatal, que é um equipamento médico assistencial (EMA). A incubadora neonatal irá garantir ao RNPT um ambiente aquecido, com umidade e temperatura adequadas para o seu bem-estar e bom desenvolvimento. Infelizmente as unidades neonatais podem produzir ruídos, que podem ser prejudiciais ao desenvolvimento do RNPT, ruídos esses advindos de equipamentos de suporte à vida, alarmes, conversas entre os profissionais da saúde e familiares e manipulação errônea das incubadoras neonatais, entre outros. Os ruídos provocados pelos equipamentos de cuidados ao RNPT podem ser prejudiciais aos mesmos, afetando a saturação de oxigênio, a frequência cardíaca e respiratória, além é claro da audição deles, visto que, o sistema auditivo dos mesmos se desenvolve ao longo da fase neonatal, até o primeiro ano da criança. O objetivo deste trabalho foi verificar o nível de ruído em incubadoras neonatais da UTIN, em um Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS) de grande porte e alta complexidade. A coleta de dados foi realizada na incubadora de modelo A, que era o modelo mais usado pelos RNTRPs. Os testes dos níveis de ruídos foram realizados nos leitos dentro das salas da UTIN, sem a presença do RNPT, e em diversas condições experimentais de manipulação, utilizando a norma ABNT NBR IEC 60601-2-19:2014. Os resultados obtidos demonstraram que nos testes 1, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 os valores encontrados foram superiores ou inferiores ao recomendado pela norma nacional vigente. Somente o teste 2 apresentou uma resposta positiva para os valores de média encontrados, ou seja, estava em conformidade com a norma nacional vigente. Diante disso, o trabalho atingiu o objetivo inicial, e pode-se concluir que é fundamental que os equipamentos de EASs estejam em conformidade com as normas vigentes, ou seja, como a ABNT NBR IEC 60601-2-19:2014.
Palavras-chave: Recém-nascido
Newborn
Ruídos
Noises
Terapia intensiva
Intensive therapy
Incubadoras
Incubators
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CAMARGOS, Sabrina Santana. Verificação do nível de ruído em incubadoras neonatais da unidade de terapia intensiva de um EAS de grande porte. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35948
Data de defesa: 18-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Biomédica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VerificaçãoNívelRuído.pdfTCC765.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.