Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35912
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Avaliação das ações de comunicação utilizadas por uma empresa química
Author: Lopes Junior, Mauro Pereira
First Advisor: Paulo, Renata Rodrigues Daher
First member of the Committee: Fagundes, André Francisco Alcântara
Second member of the Committee: Paula, Veronica Angelica Freitas de
Summary: Avaliar a comunicação externa que uma empresa executa, permite que esta verifique se a mensagem desenvolvida foi compreendida e bem recebida pelo público-alvo. Além disso, a avaliação possibilita a mensuração do grau de lembrança da marca, o entendimento dos estímulos provocados pelos seus esforços de comunicação, a identificação das promoções de vendas que atraem mais e que a empresa entenda a melhor forma de se comunicar com seu público. Nesse sentido, o presente trabalho buscou analisar como uma indústria química de Uberlândia-MG avalia suas ações de comunicação externa. Para o estudo de caso, os procedimentos utilizados foram a pesquisa documental, a observação participante e uma entrevista semiestruturada com o gestor de marketing da empresa. Vale destacar que tais dados foram coletados ao longo de 12 meses. Os resultados demonstraram que a experiência do gestor é um dos principais meios de avaliação das ações de comunicação no âmbito offline, bem como o aparecimento das marcas geridas pela empresa em revistas especializadas nas avaliações de market share. Já na esfera online, os principais meios de mensuração foram as métricas das próprias plataformas utilizadas (redes sociais, e-commerce, Google e Youtube) pela empresa para comunicação externa. Enfim, foi constatado que a empresa busca avaliar os resultados da comunicação e enxerga a importância dessa avaliação para mensurar seus resultados.
Keywords: Propaganda
Comunicação externa
Avaliação de comunicação
Indústria química
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: LOPES JUNIOR, Mauro Pereira. Avaliação das ações de comunicação utilizadas por uma empresa química. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35912
Date of defense: 18-Aug-2022
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliaçãoAçõesComunicação.pdfTCC1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.