Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35907
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0039-8023
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Sistema de informações geográficas para monitoramento das mudanças temporais em solos hidromórficos no cerrado
Autor(es): Oliveira, Bianca Duarte
Primeiro orientador: Batista, Araína Hulmann
Primeiro coorientador: Hurtado, Sandro Manuel Carmelino
Primeiro membro da banca: Lima, Júlia Araújo de
Segundo membro da banca: Sousa, Larissa Barbosa de
Resumo: Neste trabalho foram avaliadas duas áreas de veredas, com presença de solos hidromórficos, que compõe ambientes de imprescindível preservação, pois, qualquer alteração na comunidade biótica ou abiótica pode levar a consequências irreparáveis. O objetivo desta pesquisa foi determinar as alterações temporais ocorridas pelo uso e ocupação de duas distintas áreas de veredas no bioma Cerrado na região do Triângulo Mineiro. Para analisar a qualidade da preservação destas áreas foram usadas ferramentas de sensoriamento remoto para obtenção de imagens de satélite e posterior cálculo do índice de NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), que mostra em uma escala de -1 até 1 a saúde da vegetação da área, através do software QGIS. Sendo assim, a fim de determinar se o uso ao entorno do solo hidromórfico tem prejudicado a vegetação local, foram realizadas análises dos índices de NDVI com intervalo temporal médio de 5 anos a partir de 1982 até o ano de 2020. As imagens de satélite associadas ao índice NDVI foram eficazes para acompanhar as alterações temporais nas veredas avaliadas. Ressalta-se que a redução da cobertura vegetal pode ser irreversível, dada a fragilidade ambiental dos solos destas áreas. Através das análises realizadas, observou-se que a área 1 possui ciclos de melhoras e pioras na qualidade da vegetação, o que leva a hipótese de que a degradação desta área se relacione com fatores como incêndios e baixos índices pluviométricos. Na área 2, percebe-se uma piora gradativa na classificação do NDVI da região. Os resultados demonstram que a antropização vem prejudicando a cobertura vegetal destas áreas ao longo dos anos, o que certamente influencia negativamente nas reservas de água e carbono destes locais.
Palavras-chave: Solos hidromórficos
Veredas
Índice de vegatação
Geoprocessamento
NDVI
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Bianca Duarte. Sistema de informações geográficas para monitoramento das mudanças temporais em solos hidromórficos no cerrado. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35907
Data de defesa: 25-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SistemaInformaçõesGeográficas.pdfTCC3.65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.