Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35891
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMatos, Ana Cecília de Souza-
dc.date.accessioned2022-08-29T18:07:22Z-
dc.date.available2022-08-29T18:07:22Z-
dc.date.issued2022-08-11-
dc.identifier.citationMATOS, Ana Cecília de Souza. Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35891-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectAtividades síncronaspt_BR
dc.subjectSynchronous activitiespt_BR
dc.subjectAtividades assíncronaspt_BR
dc.subjectAsynchronous activitiespt_BR
dc.subjectPercepções de alunos e professorespt_BR
dc.subjectStudents' and professors' percecptionspt_BR
dc.titleEnsino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribas, Fernanda Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8897481539878157pt_BR
dc.contributor.referee1Tagata, William Mineo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2561765490886281pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Gilmar Martins de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7084200082633948pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo, compartilhamos resultados de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, cujo objetivo foi identificar, contrastar e discutir as percepções de alunos e professores dos Cursos de Letras da Universidade Federal de Uberlândia acerca das atividades (síncronas e assíncronas) implementadas durante o ensino remoto. Amparada em teóricos que versam sobre tecnologias digitais no ensino de línguas (BRAGA, 2013; MORAN, MASETTO, BEHRENS, 2000), ensino híbrido e metodologias ativas (BACICH, TANZI NETO, TREVISANI, 2015; MILL, 2021; BACICH, MORAN, 2018), em especial aqueles que se dedica(ra)m a analisar os desdobramentos do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 (MENDONÇA; ANDREATTA; SCHLUDE, 2021; PAIVA, 2020; RIBEIRO, 2021; RIBEIRO; VECCHIO, 2020), a pesquisa foi feita através de aplicação de questionário ao corpo docente e discente dos Cursos de Letras (Português, Inglês, Espanhol, Francês e Libras) da Universidade Federal de Uberlândia. Os resultados da pesquisa apontam semelhanças e diferenças nas percepções de discentes e docentes quanto às vantagens e desafios do ensino remoto. Esperamos, com a presente pesquisa, trazer subsídios para a coordenação e professores dos Cursos de Letras da UFU, no sentido de informá-los sobre variados pontos de vista acerca de aulas com o uso de tecnologias digitais, as quais poderão impactar a oferta de componentes presenciais e a distância com a retomada das atividades presencialmente na universidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetraspt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoRemotoPercepções.pdf1.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.