Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35891
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Matos, Ana Cecília de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-29T18:07:22Z | - |
dc.date.available | 2022-08-29T18:07:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Ana Cecília de Souza. Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35891 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Remote teaching | pt_BR |
dc.subject | Atividades síncronas | pt_BR |
dc.subject | Synchronous activities | pt_BR |
dc.subject | Atividades assíncronas | pt_BR |
dc.subject | Asynchronous activities | pt_BR |
dc.subject | Percepções de alunos e professores | pt_BR |
dc.subject | Students' and professors' percecptions | pt_BR |
dc.title | Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribas, Fernanda Costa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8897481539878157 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tagata, William Mineo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2561765490886281 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Gilmar Martins de Freitas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7084200082633948 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo, compartilhamos resultados de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, cujo objetivo foi identificar, contrastar e discutir as percepções de alunos e professores dos Cursos de Letras da Universidade Federal de Uberlândia acerca das atividades (síncronas e assíncronas) implementadas durante o ensino remoto. Amparada em teóricos que versam sobre tecnologias digitais no ensino de línguas (BRAGA, 2013; MORAN, MASETTO, BEHRENS, 2000), ensino híbrido e metodologias ativas (BACICH, TANZI NETO, TREVISANI, 2015; MILL, 2021; BACICH, MORAN, 2018), em especial aqueles que se dedica(ra)m a analisar os desdobramentos do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 (MENDONÇA; ANDREATTA; SCHLUDE, 2021; PAIVA, 2020; RIBEIRO, 2021; RIBEIRO; VECCHIO, 2020), a pesquisa foi feita através de aplicação de questionário ao corpo docente e discente dos Cursos de Letras (Português, Inglês, Espanhol, Francês e Libras) da Universidade Federal de Uberlândia. Os resultados da pesquisa apontam semelhanças e diferenças nas percepções de discentes e docentes quanto às vantagens e desafios do ensino remoto. Esperamos, com a presente pesquisa, trazer subsídios para a coordenação e professores dos Cursos de Letras da UFU, no sentido de informá-los sobre variados pontos de vista acerca de aulas com o uso de tecnologias digitais, as quais poderão impactar a oferta de componentes presenciais e a distância com a retomada das atividades presencialmente na universidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Letras | pt_BR |
dc.sizeorduration | 33 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoRemotoPercepções.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.