Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35891| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras |
| Autor: | Matos, Ana Cecília de Souza |
| Primer orientador: | Ribas, Fernanda Costa |
| Primer miembro de la banca: | Tagata, William Mineo |
| Segundo miembro de la banca: | Fernandes, Gilmar Martins de Freitas |
| Resumen: | Neste artigo, compartilhamos resultados de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, cujo objetivo foi identificar, contrastar e discutir as percepções de alunos e professores dos Cursos de Letras da Universidade Federal de Uberlândia acerca das atividades (síncronas e assíncronas) implementadas durante o ensino remoto. Amparada em teóricos que versam sobre tecnologias digitais no ensino de línguas (BRAGA, 2013; MORAN, MASETTO, BEHRENS, 2000), ensino híbrido e metodologias ativas (BACICH, TANZI NETO, TREVISANI, 2015; MILL, 2021; BACICH, MORAN, 2018), em especial aqueles que se dedica(ra)m a analisar os desdobramentos do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 (MENDONÇA; ANDREATTA; SCHLUDE, 2021; PAIVA, 2020; RIBEIRO, 2021; RIBEIRO; VECCHIO, 2020), a pesquisa foi feita através de aplicação de questionário ao corpo docente e discente dos Cursos de Letras (Português, Inglês, Espanhol, Francês e Libras) da Universidade Federal de Uberlândia. Os resultados da pesquisa apontam semelhanças e diferenças nas percepções de discentes e docentes quanto às vantagens e desafios do ensino remoto. Esperamos, com a presente pesquisa, trazer subsídios para a coordenação e professores dos Cursos de Letras da UFU, no sentido de informá-los sobre variados pontos de vista acerca de aulas com o uso de tecnologias digitais, as quais poderão impactar a oferta de componentes presenciais e a distância com a retomada das atividades presencialmente na universidade. |
| Palabras clave: | Pandemia Pandemic Ensino remoto Remote teaching Atividades síncronas Synchronous activities Atividades assíncronas Asynchronous activities Percepções de alunos e professores Students' and professors' percecptions |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | MATOS, Ana Cecília de Souza. Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35891 |
| Fecha de defensa: | 11-ago-2022 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinoRemotoPercepções.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
