Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35851
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Determinação de vetores de poluição por meio de escoamento superficial do trecho do rio bagagem no perímetro urbano de Estrela Do Sul/MG
Author: Vasconcelos, Jaqueline Vieira de
First Advisor: Toledo, Pedro Eduardo Ribeiro de
First coorientator: Silva, Mirna Karla Amorim da
First member of the Committee: Silva, Mirna Karla Amorim da
Second member of the Committee: Indjai, Luziane Ribeiro
Summary: O uso e ocupação das bacias hidrográficas influenciam a qualidade da água dos corpos hídricos localizados nos mesmos de forma direta e indireta. Da forma direta pelo lançamento de resíduos líquidos e sólidos nos corpos d´água dentro e fora do perímetro urbano, e da forma indireta por meio do escoamento superficial em tempos de chuva ou despejo de água sobre os diferentes tipos de solo que compõem à área municipal. Os lançamentos de águas residuais domésticas e industriais e uso indiscriminado de pesticidas, herbicidas e fertilizantes nas áreas agrícolas criaram pressões sobre a qualidade da água dos recursos hídricos. Desta forma, a composição e sua apropriação antrópica pelo uso da terra está intimamente ligada com a qualidade da água em uma bacia hidrográfica, e assim a configuração da paisagem pode ser um meio de prever a presença de agentes poluidores e dar base à métodos que garantam a qualidade da água por meios de contenção dos vetores de poluição. Portanto, para garantir uma boa qualidade ambiental da bacia hidrográfica é necessário no escopo da Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, a elaboração dos mapas temáticos de uso e ocupação do solo, de modo que sirvam de embasamento para o planejamento urbano e ambiental. O município de Estrela do Sul/MG com sua população estimada em 8.018 habitantes e uma área de 822,454 Km2 segundo as estimativas do IBGE para 2020, com salário médio estimado em 1,7 salários-mínimos entre os trabalhadores formais, e índice de Desenvolvimento Humano Médio (IDHM) em 0,696 segundo dados do IBGE. Ainda segundo os dados do IBGE, o município apresenta 74.1% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 75.7% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 16.5% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio). O município é drenado pelo Rio Bagagem, que atravessa toda a área urbana e parte da área rural. O objetivo deste trabalho é identificar como a evolução do uso e ocupação da bacia hidrográfica do Rio Bagagem influenciou a qualidade da água deste corpo hídrico dos anos 2017, 2019 e 2021. Para identificar o uso e ocupação do solo foi utilizado as imagens do satélite Planet referentes aos anos de análise. Consequentemente, utilizando-se conceitos, métodos e produtos de Processamento Digital de Imagens, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. Este estudo tem por finalidade inspirar o estudo em demais municípios para auxiliar o controle de poluição em corpos d´água presentes em áreas urbanas.
Keywords: Bacia hidrográfica
Uso e ocupação do solo
Geoprocessamento
Area (s) of CNPq: CNPQ::OUTROS::ENGENHARIA DE AGRIMENSURA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: VASCONCELOS, Jaqueline Vieira de. Determinação de vetores de poluição por meio de escoamento superficial do trecho do rio Bagagem no perímetro urbano de Estrela Do Sul/MG. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35851
Date of defense: 18-Aug-2022
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DeterminaçãoVetoresPopulação.pdfTCC3.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.