Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35811
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: “Eram como homens, se bem fossem crianças...”: a infância abandonada em Capitães da Areia (1920-1939)
Título(s) alternativo(s): "They were like grown men, even though they were children…": the abandoned childhood in Captains of the Sands
"Eran como hombres, aunque fuesen niños…": La infancia abandonada en Capitanes de la Arena
Autor(es): Souza, Milena Alves de
Primeiro orientador: Silveira, Daniela Magalhães da
Primeiro membro da banca: Ramos, Ana Flávia Cernic
Segundo membro da banca: Brito, Maria Luzia Alves
Resumo: Este trabalho trata de uma discussão a respeito da obra Capitães da Areia de Jorge Amado, tendo como foco a temática da infância abandonada no enredo. A motivação da escolha da temática está na forma como Jorge Amado caracteriza a infância a partir das suas personagens do grupo de menores chamados de Capitães da Areia. A pesquisa leva em consideração o período de publicação da obra, a década de 1930, bem como o contexto em que se passa o romance, a década de 1920. Trata-se de um estudo que se utiliza da literatura e da Imprensa como fonte para compreender a recepção do livro e a forma como sujeitos-crianças apareciam nos jornais. A partir da obra Capitães da Areia, a pesquisa explora temas que perpassam pela caracterização da infância no livro, que envolvem classe, raça, gênero e história do trabalho. Portanto, este trabalho leva em consideração questões envolvidas no cotidiano social das décadas de 1920 e 1930, que são possíveis de serem pensadas a partir da análise da construção das personagens de Capitães da Areia, compreendendo isso e atentando também para o envolvimento de Jorge Amado com a sociedade brasileira da década de 1930.
Abstract: This work is a study about the book Captains of the Sands by Jorge Amado, focusing on the theme of abandoned childhood in the plot. The theme was prompted by the childhood characterization method employed by Jorge Amado regarding a group of minors labeled Captains of the Sand. The research considers the period of publication of the book (the 1930s) and the context of the plot (the 1920s). This study mobilizes Literature and Press as historical sources to understand the book's reception and how childhood appeared in newspapers. Coming from the work Captains of the Sands, the research explores themes that permeate the characterization of childhood in the book, which involve class, race, gender, and the history of proletarians. Therefore, this work considers issues involved in the social daily life of the 1920s and 1930s. It is possible to think about this by analyzing the construction of the characters of Captains of the Sands, understanding this and also looking at Jorge Amado's involvement with Brazilian society in the 1930s.
Palavras-chave: Literatura
Literatures
Capitães da areia
Captains of the Sand
Jorge amado
Jorge amado
Infância
Childhood
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, Milena Alves de. “Eram como homens, se bem fossem crianças...”: a infância abandonada em Capitães da Areia (1920-1939). 2022. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35811
Data de defesa: 10-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EramComoHomens.pdfTCC803.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.