Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35785
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2024-08-18
Title: Caracterização dos pacientes pós acidente vascular cerebral atendidos no ambulatório de bloqueio neuromuscular da Universidade Federal de Uberlândia
Author: Menhô, Déborah Barnabé Rodrigues
Maria, Amanda Soares
First Advisor: Hallal, Camilla Zamfolini
First member of the Committee: Greco, Ana Luiza Righetto
Second member of the Committee: Lange, Cristiane
Summary: Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) corresponde a um distúrbio neurológico agudo em que ocorre o comprometimento do fluxo sanguíneo, resultando em isquemia ou aindasangramento. É considerado a segunda maior causa de morte em todo o mundo e é um dos principais mediadores de incapacidade. A espasticidade é um dos comprometimentos mais comum no paciente pós AVC e como intervenção há a aplicação de toxina botulínica do tipo A e o fenol para auxiliar na redução do quadro. O controle da espasticidade contribui para o sucesso da reabilitação. Objetivo: Descrever o perfil dos pacientes pós AVC em seguimento no Ambulatório de Bloqueio Neuromuscular da Universidade Federal de Uberlândia (ABNM - UFU). Métodos: Seleção de prontuários de pacientes com diagnóstico de AVC em seguimento no Ambulatório de Bloqueio Neuromuscular da Universidade Federal de Uberlândia. Foram incluídos pacientescom diagnóstico de AVC, de origem isquêmica ou hemorrágica, de ambos os sexos, sem limitede faixa etária. Foram excluídos pacientes sem diagnóstico de AVC. A caracterização foi baseada na idade, sexo, tempo e idade do AVC, etiologia, hemicorpo acometido, reabilitação, funcionalidade, uso de dispositivos auxiliares de marcha, uso de órteses, músculos alvos de aplicação de toxina botulínica ou fenol. Os dados foram tabulados em ambiente Excel e apresentados emtabelas e gráficos de barra usando percentil e valores de média e desvio padrãocomo medida de referência. Resultados: Os resultados do estudo mostraram que, no ABNM da UFU, há uma predominância de 58% de AVC isquêmico, uma prevalência de 60,2% no sexo masculino e 39,8% no sexo feminino, uma média de idade de 58,35 anos com um desvio padrão de 15,54 e a idade de ocorrência maior após a quinta década de vida, com média de 51,80 anos com desvio padrão de 15,33. Notou-se que 53,4% da amostra realiza terapia atualmente, 59,1% não faz uso de dispositivos auxiliares de marcha, porém 43,2% faz uso de AFO e 54,5% . O Índice de Barthel apresentou uma média de 53,25, caracterizando a amostra como parcialmente dependente. Os principais alvos da aplicação da toxina botulínica e fenol, sendo em MMSS: bíceps braquial, flexor superficial dos dedos, flexor profundo dos dedos, peitoral maior, oponente do polegar, flexor radial do carpo, grande dorsal, flexor longo do polegar, braquirradial, pronador redondo e em MMII: gastrocnêmio, tibial posterior, sóleo e quadríceps, estão de acordo com aqueles envolvidos na maior parte do ciclo da marcha e em atividades de alcance, preensão e manipulação com MMSS. Conclusão: Concluiu-se que há necessidade de compreender melhor o perfil de pacientes com sequelas pós AVC, visando otimizar a tomada de decisão clínica baseada em evidência e nas semelhanças apresentadas por esse grupo.
Keywords: Acidente vascular cerebral
Espasticidade
Toxina botulínica
Fenol
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MENHÔ, Déborah Barnabé Rodrigues. MARIA, Amanda Soares. Caracterização dos pacientes pós acidente vascular cerebral atendidos no ambulatório de bloqueio neuromuscular da Universidade Federal de Uberlândia. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35785
Date of defense: 18-Aug-2022
Appears in Collections:TCC - Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaracterizaçãoPacientesAcidente.pdf
  Until 2024-08-18
431.52 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.