Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35764
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRocha, Bárbara Gonçalves da-
dc.date.accessioned2022-08-24T16:32:24Z-
dc.date.available2022-08-24T16:32:24Z-
dc.date.issued2022-08-10-
dc.identifier.citationROCHA, Bárbara Gonçalves da. A formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesa. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35764-
dc.description.abstractDue to the COVID-19 pandemic in 2020, many areas of knowledge had to consider new teaching modalities, since in-person classes were temporarily suspended. It was regarding the question “How did practical disciplines occur during the pandemic period?” that the motivation for this final paper arose. Based on a dialogic perspective of language, having its theoretical foundation anchored in the studies of the Bakhtin Circle, this research aims to investigate the development of the subject Teaching Practicum of English Language I during the pandemic context, with a view to problematize the teacher training process, based on my experiences as a licentiate student. A qualitative and interpretive research methodology was used to achieve the proposed objectives. Concerning the corpus, we analyzed the activities of the theoretical and practical part of the subject, which made it possible to show that the proposals made contributed to a dialogic teacher education, prioritizing the development of critical and digital literacies of teachers in training. This research seeks to contribute to the discussions about remote teaching and teacher training, exploring the possibilities and likely challenges faced during the supervised practicum in the pandemic context.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectTeaching practicumpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.titleA formação do professor em contexto pandêmico: experiências no estágio supervisionado de língua inglesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Cristiane Carvalho de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7024272980833285pt_BR
dc.contributor.referee1Ribas, Fernanda Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8897481539878157pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Valeska Virgínia Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9322570955527591pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3016163326132502pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDevido à pandemia de COVID-19 no ano de 2020, muitas áreas do saber tiveram que considerar novas modalidades de ensino, uma vez que as aulas presenciais estavam temporariamente suspensas. Foi considerando o questionamento “Como as disciplinas práticas ocorreram durante o período pandêmico?” que surgiu a motivação para o presente trabalho de conclusão de curso que visa, com base em uma perspectiva dialógica de linguagem, tendo sua fundamentação teórica ancorada nos estudos do Círculo de Bakhtin, investigar o desenvolvimento da disciplina de Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I durante o contexto pandêmico, com vistas a problematizar o processo de formação de professores, a partir de minhas experiências enquanto licencianda. Para atingir os objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia qualitativa e interpretativista de pesquisa. No que diz respeito ao corpus, foram analisadas as atividades da parte teórica e prática da disciplina, que permitiram evidenciar que as propostas realizadas contribuíram para uma formação docente dialógica, privilegiando o desenvolvimento dos letramentos crítico e digital dos professores em formação. Esta pesquisa busca contribuir para as discussões acerca do ensino remoto e da formação de professores, explorando as possibilidades e possíveis dificuldades enfrentadas durante o estágio supervisionado no contexto pandêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetraspt_BR
dc.sizeorduration38pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode117837750-
Appears in Collections:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormaçãoProfessorContexto.pdfTCC832.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons