Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35758
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-0562-8414 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Em busca do sonho chinês: as coproduções cinematográficas sino-hollywoodianas como ferramenta de diplomacia cultural da China |
Author: | Noronha, Nicole Loro |
First Advisor: | Neves Júnior, Edson José |
First member of the Committee: | Mendonça, Filipe Almeida do Prado |
Second member of the Committee: | Zanella, Cristine Koehler |
Summary: | No decorrer dos séculos XX e XXI, a multiplicação dos atores internacionais e o desenvolvimento tecnológico fez com que o intercâmbio econômico e cultural fosse cada vez mais rápido e demandado. O consumo e as produções são completamente influenciados pela absorção da cultura predominante e os Estados que são capazes de exercer maior influência cultural detém maior poder. Com isso, as produções cinematográficas são desenvolvidas pelos Estados como ferramenta de diplomacia cultural, a fim de influenciar as demais culturas e projetar seus valores e identidades. Atualmente, no que tange o cinema como instrumento de poder, os Estados Unidos são os líderes mundiais de produção e a China é o maior ator no âmbito de mercado. Isso incentiva as indústrias cinematográficas a buscarem adentrar no mercado chinês e, para isso, se adaptar às demandas do país, ao mesmo tempo em que desejam colaborar ativamente com os Estados Unidos. Com isso, o presente trabalho busca compreender o papel desempenhado pelas coproduções cinematográficas sino-hollywoodianas na diplomacia cultural da China sob a perspectiva do Sonho Chinês. Através de um apanhado teórico acerca da diplomacia cultural chinesa, uma pesquisa histórica do mecanismo de censura chinês, um estudo da dinâmica e surgimento das coproduções sino-hollywoodianas, a interpretação dos discursos do Sonho Chinês e análises de três coproduções sino-hollywoodianas, entende-se que os avanços em prol da satisfação do Sonho Chinês são nítidos. No decorrer dos anos as produções detêm de cada vez mais elementos chineses, tanto em sua composição de pessoal quando nos roteiros e enredos, tal qual objetiva o Sonho Chinês, e o esforço desprendido por ambas as partes da colaboração cinematográfica é nítido e justificado pelos ganhos de cada um desses atores nessa dinâmica. |
Abstract: | During the 20th and 21st centuries, the multiplication of international actors and the technological development made economic and cultural exchange increasingly faster and more demanding. Consumption and production are completely influenced by the absorption of the prevailing culture and States that are able to exert greater cultural influence hold greater power. As a result, film productions are developed by States as a tool of cultural diplomacy, in order to influence other cultures and project their values and identities. Currently, when it comes to movies as an instrument of power, the United States is the world's leading producer and China is the biggest player in the market. This encourages other film industries to seek to enter the Chinese market and, to that end, adapt to the country's demands, while actively wanting to collaborate with the United States. Therefore, the present work seeks to understand the role played by Sino-Hollywood film co-productions in Chinese cultural diplomacy from the perspective of the Chinese Dream. Through a theoretical overview of Chinese cultural diplomacy, historical research on the Chinese censorship mechanism, a study of the dynamics and emergence of Sino-Hollywood co-productions, an interpretation of the Chinese Dream discourses and an analysis of three Sino-Hollywood co-productions, it is tangible that the advances towards the fulfillment of the Chinese Dream are clear. Over the years, the productions have increasingly more Chinese elements, both in the personnel composition and the scripts and plots, as the Chinese Dream aims, and the effort made by both parties in the cinematographic collaboration is clear and justified by the gains of each of these actors in this dynamic |
Keywords: | Diplomacia cultural Cinema Cultura Coproduções cinematográficas Hollywood China Sonho chinês |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::RELACOES INTERNACIONAIS, BILATERAIS E MULTILATERAIS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | NORONHA, Nicole Loro. Em busca do sonho chinês: as coproduções cinematográficas sino-hollywoodianas como ferramenta de diplomacia cultural da China. 2022. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35758 |
Date of defense: | 11-Aug-2022 |
Appears in Collections: | TCC - Relações Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BuscaSonhoChinês.pdf | TCC | 1.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.