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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35744
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A importância das políticas afirmativas para o ingresso de refugiados nas universidades públicas: mapeamento das normativas de ingresso nas Instituições de ensino superior |
Author: | West, Catarine dos Santos |
First Advisor: | Ferreira, Marrielle Maia Alves |
First member of the Committee: | Silva, Vivianne Peixoto |
Second member of the Committee: | Guimarães, Iara Rocha |
Summary: | Nos últimos anos é possível notar o aumento do fluxo de refugiados no mundo. O Brasil, por sua vez, tem sido um importante país de acolhida. Não são poucos os problemas enfrentados pelos refugiados no processo de integração local, o que ressalta a necessidade de políticas de ação afirmativa na busca de soluções duradouras. A carência de moradia e a escassez de postos de trabalho são os problemas centrais enfrentados pelos refugiados, segundo o Diagnóstico Participativo do Alto Comissariado das Nações Unidas. Aliado a isso, outra fonte de preocupação está no acesso à educação superior, na qual a população refugiada ainda encontra barreiras para ingresso. Dessa forma, um ator importante nesse processo é a universidade pública. Buscou-se, portanto, mapear as políticas de ação afirmativas em universidades públicas que tem como público alvo refugiados e portadores de visto humanitário no Brasil, no intuito de produzir um banco de dados com informações sobre a normativa, instancia de aprovação na Universidade e tipo de política, como também divulgar experiências de acolhimento que possam servir de orientação para tomadores de decisão no âmbito da gestão das Universidades Públicas. Da mesma maneira, o presente trabalho discute as políticas de permanência adotadas por essas universidades e a sua relação com a integração local. Por fim, é discutida a recente normativa aprovada pela Universidade Federal de Uberlândia que prevê o ingresso, a revalidação e o reconhecimento de título dos indivíduos que se encontrem em situação de refúgio, asilo político, apatridia, acolhida humanitária ou sob outras políticas humanitárias no Brasil. |
Abstract: | In the last few years it’s possible to notice the increased flow of refugees in the world. Brazil, in turn, has been an important host country. There are many problems faced by refugees in the process of local integration, which highlights the need for affirmative action policies in the search for lasting solutions. The lack of housing and the shortage of jobs are the central problems faced by refugees, according to the Participatory Diagnosis of the United Nations High Commissioner. Allied to this, another source of concern is access to higher education, in which the refugee population still finds barriers to entry. Thus, an important actor in this process is the public university. Therefore, it was sought to map affirmative action policies in public universities that target refugees and humanitarian visa holders in Brazil, in order to produce a database with information on the type of policy, as well as to disseminate experiences of reception that can serve as guidance for decision makers in the management of Public Universities. In the same way, this paper discusses the permanence policies adopted by these universities and their relationship with local integration. Finally, it’s discussed the recent legislation approved by the Federal University of Uberlândia that provides the entry, revalidation and recognition of title of individuals who are in a situation of refuge, political asylum, statelessness, humanitarian reception or other humanitarian policies in Brazil. |
Keywords: | Refúgio Integração local Universidades Políticas afirmativas |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | WEST, Catarine dos Santos. A importância das políticas afirmativas para o ingresso de refugiados nas universidades públicas: mapeamento das normativas de ingresso nas Instituições de ensino superior. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35744 |
Date of defense: | 17-Aug-2022 |
Appears in Collections: | TCC - Relações Internacionais |
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