Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35707
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A evolução das energias renováveis na matriz energética brasileira de 1990 a 2020 à luz do problema ambiental
Autor: Silva, Vinícius Fernando da
Primer orientador: Xavier, Erwin Pádua
Primer miembro de la banca: Neves Junior, Edson José
Segundo miembro de la banca: Ramanzini Junior, Haroldo
Resumen: A energia elétrica é fundamental para o funcionamento das sociedades contemporâneas. Contudo, as fontes de energia predominantes do mundo apresentam efeitos adversos ao meio ambiente e ao clima. Com a ascensão e relevância das discussões ambientais e climáticas na contemporaneidade, a transição energética rumo às fontes renováveis ganha ímpeto. Nesse sentido, este trabalho pretende responder como variou a matriz energética brasileira entre 1990-2020 e quais as principais políticas energéticas adotadas pelo país neste período? Para isso, discutiremos, na primeira seção, a importância da energia na atualidade, apresentaremos uma breve evolução do debate ambiental e climático e mostraremos a evolução dos investimentos em energias renováveis no mundo recentemente e o desenvolvimento da matriz energética global. Na segunda seção, contextualizaremos a evolução da política energética e da matriz energética brasileira desde 1960 até 1989. Então, mapearemos, na terceira seção, a política energética, a evolução dos investimentos em renováveis e a matriz energética brasileira de 1990 a 2020.
Palabras clave: Energias renováveis
Matriz energética brasileira
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Vinícius Fernando da. A evolução das energias renováveis na matriz energética brasileira de 1990 a 2020 à luz do problema ambiental. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35707
Fecha de defensa: 19-ago-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Relações Internacionais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EvoluçãoEnergiasRenováveis.pdfTCC1.13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.