Publicação:
Gestão de conflitos e a relação interpessoal entre colaboradores: um estudo de caso em uma empresa do ramo de Agronegócios em Uberlândia (MG)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Direito de acesso

Programa

Área do conhecimento

CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

O presente trabalho tem como tema A gestão de conflitos e a relação interpessoal entre colaboradores. Em um cenário organizacional, diversificado com pessoas com personalidades, preferências, interesses e estilos de vida diferentes um do outro as divergências de opiniões podem ocorrer o tempo todo e dessa forma gerar conflitos dentro da organização. Diante desse cenário diversificado o objetivo do trabalho analisar a gestão de conflitos dentro de uma empresa de grande porte, no ramo de agronegócios. Os objetivos específicos foram: analisar fatores causadores de conflitos em uma empresa multinacional do segmento de agronegócios; relacionar as ações éticas e sociais desta empresa com os conflitos existentes; identificar o papel da liderança em caso de conflitos e apontar os impactos entre conflitos e funcionários. A escolha deste tema surgiu do interesse do pesquisador, em avaliar se os conflitos existentes na organização estudada poderiam trazer benefícios para o dia a dia empresarial, tendo em vista a preocupação em melhorar as relações interpessoais dentro da organização, buscando agregar valor no dia a dia de trabalho. Desse modo utilizou-se de uma abordagem qualitativa, através de pesquisa com os funcionários da empresa, líderes ou não para relacionar os tipos de conflitos existentes no setor financeiro. Após análise e discussão dos resultados da pesquisa, foi possível observar os tipos mais comuns de conflitos dentro do setor, e suas causas. Desse modo, o presente trabalho pretende contribuir para o dia a dia do setor em análise, buscando através dos resultados obtidos, gerar planos de ações de modo que os conflitos sejam abordados de maneira a gerar valor e uma melhor comunicação entre os colaboradores, visto que ela é uma das principais causas de conflito nas organizações.

Abstract

Palavras-chave

Conflito, Gestão de conflitos, Relação interpessoal, Comunicação, Conflict, Conflict management, Interpersonal relationship, Communication

Citação

MAGALHÃES, Gabriel Araújo. Gestão de conflitos e a relação interpessoal entre colaboradores: um estudo de caso em uma empresa do ramo de Agronegócios em Uberlândia (MG). 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.

DOI

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto