Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35648
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-8454-902X |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Fatores relacionados ao nível de alfabetização financeira mundial: um estudo com 141 países |
Título(s) alternativo(s): | Factors related to the level of global financial literacy: a study of 141 countries |
Autor(es): | Rodrigues, Gustavo Araujo |
Primeiro orientador: | Botinha, Reiner Alves |
Primeiro membro da banca: | Blind Review, Blind Review |
Segundo membro da banca: | Blind Review, Blind Review |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi verificar quais as variáveis estão relacionadas ao nível de alfabetização financeira a nível mundial. Nesse sentido a taxa de alfabetização financeira foi utilizada como variável dependente, enquanto as variáveis PIB/per capita; indivíduos que utilizam a internet; despesas com educação; e possuir propriedade de conta em instituição financeira ou com provedor de serviço de dinheiro móvel (Internet Banking), foram utilizadas como variáveis independentes. A amostra deste estudo foi composta por 141 países e foram analisados dados do ano de 2014. Para realizar as análises, foram aplicados os testes de normalidade de Shapiro-Francia, evidenciando como adequada a aplicação do teste de correlação por postos de Spearman. Os resultados do teste de correlação demonstraram relação moderada e influência diretamente proporcional entre a variável dependente e as variáveis de acesso à internet e serviços bancários, inferindo que os níveis de alfabetização financeira são influenciados principalmente por variáveis de acesso a meios de obtenção do conhecimento na prática. |
Abstract: | The objective of this research was to verify which variables are related to the level of financial literacy worldwide. In this sense, the financial literacy rate was used as a dependent variable, while the variables, GDP/per capita, individuals who use the internet, education expenses and owning an account in a financial institution or with a mobile money service provider (Internet Banking), were used as independent variables. The sample of this study is composed of 141 countries and data from 2014 were analyzed. The Shapiro-Francia normality tests were applied to perform the analysis, showing that the application of the Spearman's correlation coefficient is appropriate. The results of the correlation test demonstrate a moderate relationship and directly proportional influence between the dependent variable and the variables of access to the internet and banking services, which inferred that the levels of financial literacy are mainly influenced by variables of access to means of obtaining knowledge in practice. |
Palavras-chave: | Alfabetização financeira Educação financeira Acesso à internet Inclusão financeira Financial literacy Financial education Internet access Financial inclusion |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | RODRIGUES, Gustavo Araujo. Fatores relacionados ao nível de alfabetização financeira mundial: um estudo com 141 países. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35648 |
Data de defesa: | 5-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FatoresRelacionadosNivel.pdf | 232.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons