Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35645
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFaria, Maria Alice Melo-
dc.date.accessioned2022-08-22T19:02:09Z-
dc.date.available2022-08-22T19:02:09Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationFARIA, Maria Alice Melo. Grupos on-line com adolescentes: uma proposta de acolhimento durante a pandemia da covid-19. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35645-
dc.description.abstractAlthough adolescents are not considered a population at risk of mortality from covid-19 infection, the pandemic has had an impact on the mental health and well-being of young people. Considering that social distancing was the main containment measure, before the evolution of world vaccination, the online model of mental health care has become an even more present alternative during this time of restrictions. Thus, the objective of the study was to describe the experience of conducting online groups with adolescents during the covid-19 pandemic. The investigation is an experience report of a descriptive nature of an intervention research with a qualitative approach. 15 online conversation circles were held, open to the participation of adolescents aged 14 to 19 years, from a state school in Minas Gerais, through Google Meet. The analysis of the results was based on the five stages of the movement of realization of the real proposed by Critelli. It is noted that the conversation circles promoted a welcoming space for adolescents, who were able to share their anxieties and experiences, experienced during the covid-19 pandemic. Among the challenges encountered in the development of the meetings are: internet connection problems, audio and video tools that did not work, lack of reserved spaces and difficulty dealing with silence. The groups in online format brought some particularities that need to be observed by the facilitators when planning this intervention model, it is believed that the present work managed to list some of these issues.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectTeenagerspt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectGrupospt_BR
dc.subjectGroupspt_BR
dc.subjectOn-linept_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.titleGrupos on-line com adolescentes: uma proposta de acolhimento durante a pandemia da covid-19pt_BR
dc.title.alternativeOnline groups with teenagers: a welcoming proposal during the covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Farinha, Marciana Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2345990227231629pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cirlei Evangelista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3098309923269263pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Johnatan Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3514806826593141pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2273283336975954pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoApesar dos adolescentes não serem considerados uma população de risco de mortalidade pela infecção da covid-19, a pandemia provocou impactos na saúde mental e bem-estar dos jovens. Considerando que o distanciamento social foi a principal medida de contenção, antes da evolução da vacinação mundial, o modelo on-line de acolhimento em saúde mental tornou-se uma alternativa ainda mais presente durante esse momento de restrições. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi descrever a experiência de realização de grupos on-line com adolescentes durante a pandemia da covid-19. A investigação trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva de uma pesquisa intervenção de abordagem qualitativa. Foram realizadas 15 rodas de conversa on-line, abertas à participação de adolescentes de 14 a 19 anos, de uma escola estadual de Minas Gerais, através do Google Meet. A análise dos resultados foi baseada nas cinco etapas do movimento de realização do real proposto por Critelli. Nota-se que, as rodas de conversa promoveram um espaço de acolhimento para os adolescentes, que puderam compartilhar suas angústias e experiências, vivenciados durante a pandemia da covid-19. Dos desafios encontrados no desenvolvimento dos encontros estão: problemas de conexão da internet, ferramentas de áudio e vídeo que não funcionavam, falta de espaços reservados e dificuldade para lidar com o silêncio. Os grupos em formato on-line trouxeram algumas particularidades que precisam ser observadas pelos coordenadores ao planejarem esse modelo de intervenção, acredita-se que o presente trabalho conseguiu elencar algumas destas questões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.embargo.termsIII - pretende-se que o trabalho seja publicado em revista científicapt_BR
dc.description.embargo2024-08-19-
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Gruposonlinecomadolescentes.pdf257.67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.