Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35636
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4074-0551
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Legislativo e executivo em Política externa brasileira: uma análise dos pronunciamentos sobre Israel nos governos Dilma e Temer
Título (s) alternativo (s): Legislative and executive branches in Brazilian Foreign Policy: An speech analysis on Israel in the Dilma and Temer governments
Autor: Campos, Bruno Taddeo de Lima
Primer orientador: Ramanzini Júnior, Haroldo
Primer miembro de la banca: Cardozo, Sandra Aparecida
Segundo miembro de la banca: Calandrin, Karina Stange
Resumen: Os estudos sobre a relação entre a República Federativa do Brasil e o Estado de Israel, fundamentalmente, estão em constante desenvolvimento na bibliografia brasileira; e os trabalhos existentes sobre o tema contemplam diferentes ênfases analíticas nos aspectos políticos, econômicos ou culturais entre os dois países. Ao escolher aprofundar sobre o caráter político da relação bilateral, este presente trabalho pretende contribuir para o debate das relações Brasil-Israel ao analisar a retórica do poder executivo e legislativo brasileiro sobre o Estado judeu. Para isso, este trabalho tem como objeto de pesquisa os pronunciamentos do executivo e do legislativo brasileiro durante duas administrações: o governo Dilma (2011-2016) e o governo Temer (2016-2018). Ao estabelecer este recorte temporal, este trabalho tem como objetivo responder a seguinte pergunta: Houve alguma mudança, a nível da retórica do discurso político, nos pronunciamentos dos poderes legislativo e executivo na passagem do governo Dilma para o governo Temer, no que tange a imagem de Israel? Para formular algumas considerações, este trabalho utilizará como método um breve mapeamento descritivo-explicativo do banco de dados de notas e pronunciamentos da Presidência da República e do Itamaraty; e de discursos realizados em plenário da Câmara dos Deputados. Dessa forma, pretende-se testar a hipótese sobre o nível de apoio que o poder legislativo dá para a condução da política externa do poder executivo, que é comumente descrita como uma relação de alinhamento entre os dois poderes. Este trabalho constrói, a priori, a seguinte hipótese: No governo Dilma, houve um alinhamento retórico entre os dois poderes no posicionamento em pautas referentes à Israel, com um alto índice de pronunciamentos apoiando a condução do governo nesta temática. Com a perda de popularidade após a reeleição, Dilma perde drasticamente apoio político, e isto se reflete em um aumento do número de discursos contrários ao modo que as relações com Israel estavam sendo conduzidas. Após o impeachment, o governo Temer perdeu a oportunidade atender demandas domésticas para mudar a relação com o Estado de Israel, principalmente aquelas advindas do Congresso, e manteve boa parte das posições defendidas historicamente pelo Brasil e pelo governo anterior. Portanto, espera-se identificar na análise dos pronunciamentos do novo governo um nível baixo de convergência de posições entre os dois poderes neste tema.
Palabras clave: Israel e Palestina
Política externa brasileira
Discurso político
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::POLITICA EXTERNA DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CAMPOS, Bruno Taddeo de Lima. Legislativo e executivo em política externa brasileira: uma análise dos pronunciamentos sobre Israel nos governos Dilma e Temer. 2022, 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35636
Fecha de defensa: 9-ago-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Relações Internacionais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
LegislativoExecutivoPolítica.pdfTCC2.01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.