Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35632
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCunha, Marcos Daniel Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-22T18:31:02Z-
dc.date.available2022-08-22T18:31:02Z-
dc.date.issued2022-08-09-
dc.identifier.citationCUNHA, Marcos Daniel Silva. Uma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesa. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35632-
dc.description.abstractSocial class studies have been represented in the foreign language teaching materials, as evidenced by recent studies in Applied Linguistics. This work aims to observe how language and social classes are represented in a textbook approved by PNLD in 2021. The theoretical framework used in this work is based on theoretical-methodological propositions of Discourse Analysis (AD) in order to answer the initial hypothesis, which presupposes teaching materials available in public schools represent a different reality from the public context. Regarding the proposed objective, we worked in a qualitative method which allows a critical perspective by the researcher. Through this analysis, we concluded that materials used in this work assume an elite and privileged view of English speakers. This research contributes to discussions in the context of teacher training in order to help education professionals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.titleUma análise discursiva das representações de língua e classe social no livro didático de língua inglesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Cristiane Carvalho de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7024272980833285pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Carla Nunes Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3374501725288665pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Mariana Ruiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728058434635172pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9526657033099462pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs questões relacionadas às classes sociais vêm sendo representadas nos materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras, conforme estudos recentes no campo da Linguística Aplicada. O objetivo deste trabalho é observar como as representações de língua e classes sociais estão presentes no Livro Didático de Língua Inglesa, aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático, edital 2021. O referencial teórico da pesquisa se baseia a partir das proposições teórico-metodológicas da Análise de Discurso (AD), com vistas a responder à hipótese inicial que pressupõe que os materiais disponibilizados nas escolas públicas representam uma realidade díspar do contexto público. Para desenvolver o objetivo proposto, adotamos uma metodologia qualitativa que permite um olhar crítico por parte do pesquisador. Por meio desta análise, evidenciamos que os materiais aqui analisados perduram uma visão elitizada e privilegiada dos falantes de língua inglesa. A presente pesquisa contribui para as discussões no contexto de formação docente, com vistas a auxiliar o trabalho dos profissionais da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetraspt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseDiscursivaRepresentações.pdfTCC4.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.