Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35617
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5276-7949
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Adoção de soluções de analytics em um processo B2B
Author: Diniz, Guilherme Marques Batista
First Advisor: Lopes, José Eduardo Ferreira
First member of the Committee: Penedo, Antonio Sérgio Torres
Second member of the Committee: Gandolfi, Peterson Elizandro
Summary: O objetivo deste relato tecnológico é descrever a adoção de soluções de analytics nos processos de uma empresa que fornece uma plataforma de vendas no mercado B2B. Para isso, foram realizadas análises em uma ferramenta terceirizada chamada Gaio, com o intuito de criar listas de produtos personalizados por meio de algoritmos e machine learning além da construção de dashboards utilizando técnicas de BI (business intelligence) para o monitoramento e gestão dos times de vendas. Com a implementação da ferramenta e as análises, foi possível melhorar o controle do desempenho dos vendedores e clientes, e também aumentar a assertividade das listas que são criadas a partir de algoritmos embasados no histórico de compras, aumentando a taxa de conversão de vendas e consequentemente, a lucratividade.
Keywords: Analytics
Machine learning
Dashboards
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: DINIZ,Guilherme Marques Batista. Adoção de soluções de analytics em um processo B2B. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Informação) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35617
Date of defense: 11-Aug-2022
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AdoçãoSoluçõesAnalytics.pdfTCC1.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons