Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35605
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9880-9315
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2024-08-11
Title: Comparação do comportamento de reotaxia em espermatozoides bovinos hiperativados e não hiperativados, em ambiente simulado de tuba uterina.
Author: Bernardelli, Vitoria Cristina
First Advisor: Beletti, Marcelo Emílio
First member of the Committee: Travençolo, Bruno Augusto Nassif
Second member of the Committee: Almeida, Marcos Paulo Oliveira
Summary: A reotaxia positiva é o mecanismo que orienta o espermatozoide por uma longa distância contra o fluxo de fluido do trato genital feminino. A capacitação espermática é a maturação que ocorre no espermatozoide durante seu trajeto no trato genital feminino para que ele seja capaz de fecundar o ovócito, e a hiperativação é uma das etapas consideradas mais importantes. Ambos os fenômenos estão associados a seleção de espermatozoides de melhor qualidade. O objetivo deste estudo foi avaliar qual a influência da hiperativação na reotaxia espermática de bovinos. Os dados foram coletados através de análise de vídeo no software ImageJ FIJI. A avaliação foi feita pela análise estatística do movimento dos espermatozoides hiperativado de touro em meio suplementado com heparina em comparação com movimento dos espermatozoides em meio não suplementado, em ambiente simulado de tuba uterina com e sem fluxo. Os resultados demonstraram que os espermatozoides não hiperativados e os hiperativados com comportamento reotático tem uma velocidade média de natação maior do que os espermatozoides que nadam aleatoriamente em ambiente estático (p < 0,0001). Foi averiguado uma diminuição da velocidade média de natação (p < 0,0001) e um aumento na angulação da trajetória em relação ao fluxo (p < 0,045) dos espermatozoides hiperativados. Concluiu-se que a hiperativação altera a reotaxia dos espermatozoides, e que esse fenômeno pode ser um facilitador para o espermatozoide encontrar o ovócito no momento ideal para a fecundação.
Keywords: Espermatozoide
Capacitação espermática
Transporte espermático
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA::EMBRIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA::REPRODUCAO ANIMAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: BERNARDELLI, Vitoria Cristina. Comparação do comportamento de reotaxia em espermatozoides bovinos hiperativados e não hiperativados, em ambiente simulado de tuba uterina. 2022. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35605
Date of defense: 11-Aug-2022
Appears in Collections:TCC - Ciências Biomédicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComparaçãoDoComportamento.pdf
  Until 2024-08-11
TCC1.35 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.