Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35593
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-8701-1404 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades |
Author: | Castro, Marcela Cristina da Silva |
First Advisor: | Ferreira, Fernanda Helena Nogueira |
First coorientator: | Guimarães, Bárbara Matos da Cunha |
First member of the Committee: | Oliveira, Renata Carmo de |
Second member of the Committee: | Tavares Júnior, Melchior José |
Summary: | Os Clubes de Ciências apresentam possibilidades de ensino e aprendizagem que podem trazer atividades que vão além da proposta curricular da escola. Buscam proporcionar o exercício da autonomia do estudante, que pode estudar assuntos e conteúdos que são de seu interesse. Neste trabalho foi implementado um Clube de Ciências em uma Escola Municipal de Uberlândia – MG, de forma remota. Neste espaço virtual foram desenvolvidas ações educativas e de pesquisa com os estudantes do Ensino Fundamental II, orientados por professores da Escola e da Universidade e estudantes da UFU. O aproveitamento dos participantes também foi avaliado. Participaram das atividades nove (9) estudantes de 6° ao 9° ano. Foram desenvolvidos 4 projetos distintos: a) Programação de jogos virtuais, b) Estudo evolutivo entre tartaruga e tubarão, c) Por que sonhamos? e d) novidades no espaço. Nem todos os estudantes concluíram os projetos, fato que foi atribuído às dificuldades geradas pela pandemia da COVID-19. Foi constatado pelos orientadores que os estudantes aprenderam a metodologia científica, exercitaram a autonomia e a responsabilidade em pesquisas e conheceram as possibilidades do trabalho de um cientista. |
Abstract: | Science Clubs present teaching and learning possibilities that can go beyond the school's curricular proposal. They seek to provide the exercise of the student, who can study subjects and that are of interest. In this work, a Science Club was implemented in a Municipal School of Uberlândia - MG, remotely. UFU students were studied in this virtual space. The performance of the participants was also evaluated. Nine (9) students from 6th to 9th grade participated in the activities. Four different projects were developed: a Programming of virtual games, b) Evolutionary study between turtle and shark c) Why do we dream? and d) novelties in space. Not all students completed the projects, which they attributed to the difficulties caused by the COVID-19 pandemic. It was found by advisors that students learned a scientific methodology, trained in autonomy and to know as possibilities for a scientist's research work. |
Keywords: | Ensino remoto Autonomia Metodologia científica Espaço não-formal Autoaprendizagem |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | CASTRO, Marcela Cristina da Silva. Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35593 |
Date of defense: | 1-Aug-2022 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ClubeCiênciasRemoto.pdf | TCC | 2.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.