Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35577
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8520-8024
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise técnica dos relatórios de auditoria externa dos clubes brasileiros de futebol: um estudo dos clubes da série a do campeonato brasileiro entre os anos de 2010 a 2019
Autor(es): Batista, Kamila Martins
Primeiro orientador: Silva, José Marcos da
Primeiro membro da banca: Review, Blind
Segundo membro da banca: Review, Blind
Resumo: O futebol tornou-se ao longo do tempo um dos esportes que mais impactou o cenário econômico e esportivo do Brasil, se transformando ainda, em uma forma de produto em massa na cultura brasileira, levantando discussões acerca deste esporte em diferentes situações e contextos. Em vista disso, o presente estudo tem por objetivo identificar quais foram os principais fatores que motivaram a emissão de opinião modificada com ressalva nos Relatórios de Auditoria Externa dos clubes brasileiros de futebol da Série A do Campeonato Brasileiro, entre os anos de 2010 a 2019. Para a concretização do objetivo proposto foram coletados os Relatórios de Auditoria de 35 clubes diferentes, no entanto, a amostra delimitou-se a 19 clubes, com um total de 169 relatórios verificados. A avaliação dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo para identificar mediante estes, os motivos que levaram a emissão de opinião modificada com ressalva. Os resultados obtidos indicam que em média 55% dos 169 relatórios de auditoria independente dos times considerados na pesquisa, apresentaram opinião sem modificação e 45% opinião modificada. Além disso, comprovou-se que dos relatórios com opinião modificada aproximadamente 93% tratam-se de modificação por ressalva, 2% refere-se à abstenção de opinião e 1% a opinião adversa. Com relação aos principais motivos que contribuíram para a emissão de opinião modificada com ressalva, o destaque dentre os verificados foi a inexistência de evidências suficientes de auditoria, com um percentual de 26%, logo em seguida o ativo imobilizado; a ausência de confirmação das cartas de circularização; aplicação incorreta de normas e registros contábeis; ativos, passivos e/ou patrimônio líquido que foram registrados a maior ou a menor; demonstrações contábeis consolidadas não publicadas; contingências; provisão para crédito de liquidação duvidosa; direitos econômicos dos atletas e parcelamentos com o Timemania.
Palavras-chave: Auditoria independente
Clubes de futebol
Demonstrações contábeis
Opiniões modificadas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BATISTA, Kamila Martins. Análise técnica dos relatórios de auditoria externa dos clubes brasileiros de futebol: um estudo dos clubes da série A do campeonato brasileiro entre os anos de 2010 a 2019. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35577
Data de defesa: 18-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseTécnicaRelatórios.pdfTCC629.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.