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dc.creatorSimão, Diego Caaobi dos Santos-
dc.date.accessioned2022-08-18T17:14:53Z-
dc.date.available2022-08-18T17:14:53Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.citationSIMÃO, Diego Caaobi dos Santos. Atuação e formação de músicos de casamento na cidade de Uberlândia-MG. 2019. 165 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5565pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35536-
dc.description.abstractThis Master's research is about a case study with five musicians from Uberlândia (MG), whose general objective was to understand how it goes the performance of musicians who play at weddings in Uberlândia-MG, at the entrance, permanence and projection, in their acting space. We also sought to identify strategies used by these musicians to build their professional performance in this professional niche and to understand how they manage their own musical formation for performance and to belong to this universe as wedding musicians, how they adapt, reformulate knowledge in their music-social practices, create personal solutions, and what are their dilemmas and their processes of adaptation to the issues of "being a musician" in the context of their professional performance. The concept of professional socialization elaborated by Dubar (2005; 2012) was the basis for analyzing the performance of these musicians, as well as the conception of music as a social practice (BOURDIEU, 2004). It is concluded that the musicians inserted in the groups that play in marriage are immersed in a plural professional performance, which demands diverse music social skills, considering the moments in which the grooms hire musicians to compose the scenarios of the wedding event. In this sense, wedding musicians undergo an adaptation that is both personal and musical, and also where, on the one hand, various types of conflicts and dilemmas are housed. Being between what they want to do as musicians and what the demands of marriage require, questions about the recognition of their performance, the commitment to an activity that is intended to make a dream come true, issues of being a musician and being a professional musician are also part of this context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicos de casamentopt_BR
dc.subjectWedding musicianspt_BR
dc.subjectSocialização profissionalpt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectAtuação em casamentopt_BR
dc.subjectProfessional socializationpt_BR
dc.subjectMusical educationpt_BR
dc.subjectPerformance in weddingspt_BR
dc.titleAtuação e Formação de Músicos de Casamento na Cidade de Uberlândia-MGpt_BR
dc.title.alternativeThe performance and preparation of becoming wedding musicians in the city of Uberlândia-MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460pt_BR
dc.contributor.referee1Morato, Cintia Thais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Maria Cecília de Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834920626343641pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2978003676272272pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado versa sobre um estudo de caso com cinco músicos da cidade de Uberlândia (MG), cujo objetivo geral é compreender como se dá a atuação e formação desses músicos de casamentos na cidade de Uberlândia-MG, considerando a entrada, permanência e projeção profissional nesse espaço de atuação. Também busca-se identificar estratégias utilizadas por esses músicos para a construção de sua atuação como músicos; compreender como eles agenciam sua própria formação musical para atuar e pertencer a esse universo enquanto músicos de casamento; entender como adaptam e reformulam conhecimentos em suas práticas músico-sociais; e identificar como criam soluções pessoais, seus dilemas e seus processos de adaptação às questões do “ser músico” no contexto de atuação profissional no mercado de casamentos. O conceito de socialização profissional elaborado por Dubar (2005; 2012) foi a base para analisar a atuação desses músicos, além da concepção de música como prática social (SOUZA, 2004). Conclui-se que os músicos inseridos nos grupos que tocam em casamento estão imersos em uma atuação profissional plural, que demanda habilidades músico- sociais diversas e que considera os momentos nos quais os noivos contratam músicos para compor os cenários do evento casamento. Os músicos que tocam em casamentos passam por uma adaptação que é tanto pessoal quanto musical e que inclui vários tipos de conflitos e dilemas. Ficar entre o que queriam fazer como músicos, o reconhecimento da sua atuação, o compromisso com o trabalho e de contribuir para a realização de um sonho, sua sobrevivência, questões do ser músico e do ser músico profissional são aspectos importantes que perpassam a atuação desses músicos no segmento da atuação profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.sizeorduration165pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5565pt_BR
dc.orcid.putcode117456212-
dc.crossref.doibatchidef3f1209-1025-4f8c-ad50-7ad2bbd05175-
dc.subject.autorizadoMúsicapt_BR
dc.subject.autorizadoMúsica de casamentopt_BR
dc.subject.autorizadoCerimônias de casamento - Equipamento e acessóriospt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

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