Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35534
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3887-493X
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Aves e educação ambiental: uma proposta de sequência didática
Alternate title (s): Birds and Environmental Education: A proposal for a didactic sequence
Author: Borges, Marcelo Alves Ranuzi
First Advisor: Melo, Celine de
First coorientator: Gonçalves, Vanessa fonseca
First member of the Committee: Pereira, Francielle Amâncio
Second member of the Committee: Carvalho, Daniela Franco
Summary: A Educação Ambiental é um processo de conscientização, que visa mitigar os impactos ambientais oriundos da ação humana ao mesmo tempo que a estabelece criticidade no ser humano, para questões socioambientais. Com o aumento dos problemas ambientais, se torna cada vez mais necessário, que essas mudanças ocorram no processo de formação dos indivíduos, ou seja, a partir dos anos iniciais de ensino. Neste contexto, o presente trabalho objetivou apresentar uma sequência didática incentivando a alfabetização científica utilizando as aves como tema modulador, bem como a elaboração de um miniguia ilustrativo acerca das aves urbanas observadas durante as atividades. As propostas foram desenvolvidas com os estudantes do 7º ano da Escola de Educação Básica – ESEBA/UFU, mesclando encontros teóricos e práticos para envolver os discentes nas questões ambientais. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa, mediante as respostas dos participantes registradas nos questionários pré-teste e pós-teste e por intermédio de um diário de bordo produzido em cada encontro. Os resultados indicam que os estudantes ampliaram seus conhecimentos quanto às aves e adquiriram sensibilização para questões socioambientais, demonstrando que essas espécies são interessantes articuladoras do ensino/aprendizagem da Educação Ambiental, tendo em vista a evolução dos estudantes ao longo das atividades.
Keywords: Aves
Avifauna
Educação ambiental
Guia de aves urbanas
Sequência didática
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: BORGES,Marcelo Alves Ranuzi. Aves e educação ambiental: uma proposta de sequência didática. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35534
Date of defense: 11-Aug-2022
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvesEEducação.pdfTCC3.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.