Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35534| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-3887-493X |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Aves e educação ambiental: uma proposta de sequência didática |
| Título (s) alternativo (s): | Birds and Environmental Education: A proposal for a didactic sequence |
| Autor: | Borges, Marcelo Alves Ranuzi |
| Primer orientador: | Melo, Celine de |
| Primer coorientador: | Gonçalves, Vanessa fonseca |
| Primer miembro de la banca: | Pereira, Francielle Amâncio |
| Segundo miembro de la banca: | Carvalho, Daniela Franco |
| Resumen: | A Educação Ambiental é um processo de conscientização, que visa mitigar os impactos ambientais oriundos da ação humana ao mesmo tempo que a estabelece criticidade no ser humano, para questões socioambientais. Com o aumento dos problemas ambientais, se torna cada vez mais necessário, que essas mudanças ocorram no processo de formação dos indivíduos, ou seja, a partir dos anos iniciais de ensino. Neste contexto, o presente trabalho objetivou apresentar uma sequência didática incentivando a alfabetização científica utilizando as aves como tema modulador, bem como a elaboração de um miniguia ilustrativo acerca das aves urbanas observadas durante as atividades. As propostas foram desenvolvidas com os estudantes do 7º ano da Escola de Educação Básica – ESEBA/UFU, mesclando encontros teóricos e práticos para envolver os discentes nas questões ambientais. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa, mediante as respostas dos participantes registradas nos questionários pré-teste e pós-teste e por intermédio de um diário de bordo produzido em cada encontro. Os resultados indicam que os estudantes ampliaram seus conhecimentos quanto às aves e adquiriram sensibilização para questões socioambientais, demonstrando que essas espécies são interessantes articuladoras do ensino/aprendizagem da Educação Ambiental, tendo em vista a evolução dos estudantes ao longo das atividades. |
| Palabras clave: | Aves Avifauna Educação ambiental Guia de aves urbanas Sequência didática |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | BORGES,Marcelo Alves Ranuzi. Aves e educação ambiental: uma proposta de sequência didática. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35534 |
| Fecha de defensa: | 11-ago-2022 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AvesEEducação.pdf | TCC | 3.49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
