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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7576-5839
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Representação e representatividade da mulher latino-americana nos videogames
Título (s) alternativo (s): Representación y representatividad de la mujer latinoamericana en los videojuegos
Autor: Marcelino, Júlia de Oliveira
Primer orientador: Almeida, Daniel Mazzaro Vilar de
Primer miembro de la banca: Mendes, Heloisa Mara
Segundo miembro de la banca: Alencar, Venan Lucas de Oliveira
Resumen: No presente trabalho, foi analisada a representação da mulher latino-americana nos jogos de videogame, a partir de uma visão semiolinguística da análise do discurso com base nos imaginários sociodiscursivos. Foram utilizados os conceitos da semiolinguística de Patrick Charaudeau e Patrick Legros, assim como o conceito de gênero de Joan Scott. Para a contextualização do trabalho, foram realizadas análises de representações de duas personagens latino-americanas presentes em dois jogos produzidos pela mesma empresa, com fim de comparação das representações em espaços de tempo diferentes. Tal análise foi realizada considerando a ideia de que imaginário sociodiscursivo confere significado ao mundo, relacionando os elementos afetivos e racionais da simbolização do mundo com as relações que fazem parte desse mundo, criados e relacionados pelos discursos que circulam na sociedade. Nesse sentido, as duas personagens são representadas de formas diferentes, embora suas formas de representação recorram a imaginários sociodiscursivos da mulher latino-americana, seja pelo contexto do tráfico de drogas, seja pelo imaginário da emotividade da revolucionária
Abstract: En el presente trabajo se analizó la representación de la mujer latinoamericana en los videojuegos, desde una mirada semiolingüística del análisis del discurso con base en los imaginarios sociodiscursivos. Fueron utilizados los conceptos semiolingüísticos de Patrick Charaudeau y Patrick Legros, así como el concepto de género de Joan Scott. Para la contextualización del trabajo, hicimos el análisis de representaciones de personajes latinoamericanas presentes en dos juegos producidos por una misma empresa, con el fin de comparar las representaciones en diferentes espacios de tiempo. El análisis se realizó considerando la idea de que el imaginario sociodiscursivo da sentido al mundo, relacionando los elementos efectivos y racionales de la simbolización del mundo con las relaciones que forman parte de ese mundo, creadas y relaciondas por los discursos que circulan en la sociedad. En este sentido, las dos personajes son representadas de maneras distintas, aunque sus formas de representación recurren a los imaginarios sociodiscursivos de las mujeres latinoamericanas, sea en el contexto del narcotráfico, o en el imaginario de la revolucionaria emotiva.
Palabras clave: Jogos eletrônicos
Mulher latino-americana
Representação feminina
Representatividade
Imaginário sociodiscursivo
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MARCELINO, Júlia de Oliveira. Representação e representatividade da mulher latino-americana nos videogames. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia,Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35426
Fecha de defensa: 20-jul-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola

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