Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35425
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3981-9411
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Linhagens de seleção recorrente de feijoeiro comum,grupo preto, época das águas, comparadas as cultivares brs esplendor (r) e brs esteio (s) ao crestamento bacteriano comum, em Uberlândia-MG
Author: Oliveira Ferreira, Julia
First Advisor: Martins, Maurício
First member of the Committee: Ferreira Fernandes, Francielle
Second member of the Committee: Paiva Lacerda Inácio, Amanda
Summary: RESUMO A cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) possui importância social e econômica no Brasil e no mundo. Por ser uma importante fonte proteica na alimentação de países em desenvolvimento, além de ser uma cultura muito utilizada por pequenos produtores devido à facilidade de manutenção da lavoura. Em virtude da sua grande importância, a cultura é muito estudada por instituições que trabalham com o melhoramento genético do feijoeiro, buscando principalmente aumentar a produtividade, além de outros atributos como resistência a doenças e pragas, arquitetura de plantas, resistência ao acamamento, inserção da primeira vagem e tolerância a veranicos. As doenças são um dos importantes fatores para a perda rendimento da cultura no campo, dentre as doenças bacterianas que afetam o feijoeiro, a principal delas é o crestamento bacteriano comum, ocasionado pela Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli. A seleção recorrente consiste em um processo dinâmico e continuo, além de também envolver a obtenção de indivíduos ou famílias, avaliar, selecionar e também fazer a recombinação das espécies melhoradas, afim de obter um aumento da frequência de apelos favoráveis e com isso aumentar e melhorar a expressão da característica que está sendo selecionada. Conforme o que foi apresentado, o objetivo do presente trabalho foi verificar o comportamento de linhagens de seleção recorrente de feijoeiro comum, grupo preto, época das águas, comparadas às cultivares BRS Esplendor (Resistente) e BRS Esteio (Suscetível) ao crestamento bacteriano comum, em Uberlândia-MG. O trabalho realizado faz parte dos Ensaios do Programa de Melhoramento Genético do feijoeiro comum, desenvolvido pela Embrapa Arroz e Feijão. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualisados (DBC), com 14 tratamentos e 3 repetições, totalizando 42 parcelas. Os tratamentos foram: SRCP 29, SRCP 61, SRCP 73, SRCP 79, SRCP 86, SRCP 94, SRCP 168, SRCP 214, SRCP 215, SRCP 238, SRCP 265, SRCP 266, BRS ESTEIO e BRS ESPLENDOR. Foram quatro características avaliadas no experimento (Número de vagens por planta, Número de grãos por vagem, Massa de 100 grãos e a Produtividade) para identificar os comportamentos dos genótipos presentes e comparar às testemunhas. Para a geração dos dados, foi utilizado o software SISVAR. Os dados obtidos nas características avaliadas foram submetidos à análise de variância, teste F e as médias comparadas pelo Scott Knott a 5% de probabilidade. FEConcluiu-se que a linhagem SRCP 61 oriundo de seleção recorrente, sobressaiu às demais linhagens, devido a sua alta produtividade, superando as cultivares BRS Esplendor (Resistente) e BRS Esteio (Suscetível).
Keywords: Phaseolus vulgaris L
Linhagens de seleção
Crestamento bacteriano comum
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FERREIRA, Júlia Oliveira. Linhagens de seleção recorrente de feijoeiro comum,grupo preto, época das águas, comparadas as cultivares brs esplendor (r) e brs esteio (s) ao crestamento bacteriano comum, em Uberlândia-MG. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35425
Date of defense: 17-Jun-2021
Appears in Collections:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LinhagensDeSeleção.pdfTCC440.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.