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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7003-2097
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Estudo teórico e experimental da levitação acústica de campo próximo
Alternate title (s): Theoretical and experimental study of near field acoustic levitation
Author: Zuffi, Geisa Arruda
First Advisor: Steffen Júnior, Valder
First coorientator: Cavalini Júnior, Aldemir Aparecido
First member of the Committee: Gonçalves, Rogério Sales
Second member of the Committee: Duarte, Marcus Antonio Viana
Third member of the Committee: Silva, Maira Martins da
Fourth member of the Committee: Abud, Celso Vieira
Summary: A levitação acústica de campo próximo consiste na criação de um Ąlme de gás comprimido entre uma superfície de acionamento e o objeto que se deseja transportar ou levitar. A superfície de acionamento é então responsável pela pressurização desse gás (normalmente o ar), que ocorre devido às oscilações de grande amplitude e alta frequência (frequência ultrassônica, superior a 20 kHz), geralmente alcançadas a partir da utilização de transdutores ultrassônicos (mais comumente, os transdutores de Langevin), operando em condição de ressonância. A elevação da pressão desse gás dependerá de suas viscosidade e compressibilidade, e a média do campo de pressão resultante gerado (no domínio do tempo) deverá ser maior do que a pressão do ambiente no qual se encontra o sistema de levitação. Sendo assim, a levitação acústica de campo próximo insere-se no contexto da busca por alternativas que permitam o transporte e o armazenamento de objetos e substâncias sem que haja contato entre eles e a superfície transportadora e que movimentos lineares ou rotacionais de alta velocidade em máquinas possam ocorrer sem a utilização de lubriĄcantes convencionais. Entretanto, esta técnica possui limitações no que diz respeito a aplicações onde é necessária uma alta capacidade de carga. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento da técnica de levitação acústica de campo próximo sob condições distintas de forma a determinar quais são os agentes que exercem inĆuência sobre a sua capacidade de carga. Para isso, foi feito um estudo teórico a partir dos modelos matemáticos de um sistema de levitação acústica de campo próximo com o objeto a ser levitado Ąxo e livre e, em seguida, foi aplicada a técnica de análise de incertezas e sensibilidade intervalares com o objetivo de avaliar os efeitos de incertezas aplicadas aos parâmetros operacionais (frequência de acionamento, tamanho da superfície de acionamento, amplitude de vibração) e ambientais (pressão inicial e viscosidade do Ćuido ambiente) no desempenho da levitação acústica de campo próximo. Dessa forma foi possível veriĄcar que a capacidade de carga do sistema de levitação com o disco superior Ąxo, é mais sensível às incertezas aplicadas nas condições ambientais e na frequência operacional. Enquanto que o sistema de levitação com o disco superior livre tem o seu desempenho mais inĆuenciado pelos parâmetros operacionais (amplitude de vibração e tamanho da superfície de acionamento). Por Ąm, é realizado um estudo experimental comparativo entre sistemas de levitação acústica de campo próximo com superfícies de acionamento com e sem ranhuras e análises numéricas comparativas entre sistemas sem texturas (superfície de acionamento lisa), com ranhuras de diferentes tamanhos e com degraus em posições distintas. De modo geral, a superfície de acionamento lisa foi a que apresentou o melhor desempenho dentre as avaliadas, seguida pela superfície com degraus.
Abstract: Near-field Acoustic levitation occours when a squeezed film is created between a driven surface and the object to be either transported or levitated. The driven surface is then responsible for the pressurization of the gas (usually the air), which occurs due to its large amplitude and high frequency oscillations (ultrasonic frequency, greater than 20 kHz), normally achieved through the use of ultrasonic transducers (more commonly a Langevin transducer) operating in resonance condition. The increase in the pressure of this gas will depend on its viscosity and compressibility. Besides, the average of the resulting pressure field generated (in the time domain) should be greater than the pressure of the environment in which the levitation system is inserted. Thus, near-field acoustic levitation is part of the search for alternatives that allow for the transport and storage of objects and substances without contact between surfaces, so that linear or rotational high-speed movements in machines may occur without the use of conventional lubricants. However, this technique has limitations with respect to applications where a high load capacity is required. Therefore, this work aims to analyze the behavior of the near-field acoustic levitation technique under different conditions in order to determine which agents exert some influence on its carrying capacity. For this aim, the numerical model of a near-field acoustic levitation system with the object to be levitated fixed and free is presented. Then, the interval uncertainty and sensitivity analyses technique is applied in order to evaluate the effects of uncertainties on both the operational (drive frequency, drive surface size, vibration amplitude) and environmental (initial pressure and ambient fluid viscosity) parameters regarding the near-field acoustic levitation performance. In this way, it was possible to verify that the load capacity of the levitation system with the upper disk fixed, is more sensitive to the uncertainties applied in the environmental conditions and in the operational frequency. While the levitation system with the upper disc free has its performance more influenced by the operational parameters (amplitude of vibration and size of the actuation surface). Finally, a comparative experimental study is carried out between near-field acoustic levitation systems with drive surfaces with and without grooves and comparative numerical analyzes between systems without textures (smooth drive surface), with grooves of different sizes and with steps in different positions. different. In general, the smooth drive surface presented the best performance among those evaluated, followed by the stepped surface.
Keywords: Levitação Acústica de Campo Próximo
Análises de Incertezas e Sensibilidades Intervalares
Levitação Acústica com Ranhuras
Análise de Incertezas em Levitação Acústica
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::MECANICA DOS CORPOS SOLIDOS, ELASTICOS E PLASTICOS
Subject: Engenharia Mecânica
Gás comprimido
Ondas estacionárias
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Quote: ZUFFI, Geisa Arruda. Estudo teórico e experimental da levitação acústica de campo próximo. 2022. 132 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5302.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5302
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35419
Date of defense: 14-Feb-2022
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