Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35386
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9631-835X
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Terapia familiar focada na emoção para o treinamento de cuidadores de indivíduos com transtornos alimentares: análise de entrevista com profissionais de saúde mental
Título (s) alternativo (s): Emotion-focused family therapy for training caregivers of individuals with eating disorders: analysis of interview with mental health professionals.
Autor: Francisco, Caroline Pozzobon
Primer orientador: Lopes, Renata Ferrarez Fernandes
Primer miembro de la banca: Bernardino, Leonardo Gomes
Segundo miembro de la banca: Guimarães, Claudiane Aparecida
Resumen: Os Transtornos Alimentares (TAs) são considerados complexos devido às dificuldades enfrentadas pelos profissionais e familiares no tratamento geral de pacientes com esse diagnóstico. Essas dificuldades são pontuadas no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM -5) e em diversos estudos sobre TAs. Devido à sua complexidade muitos trabalhos foram feitos ao longo do tempo para aprimorar a prática clínica na atuação desses transtornos, e um fator relevante levantado por esses trabalhos é a importância da regulação emocional e da orientação de pais de jovens com algum TA. O Método Maudsley surgiu com a intuito de unir esses fatores relevantes e desenvolver um novo protocolo de atuação ambulatorial para esses casos. Nesse sentido, esse estudo teve por objetivo identificar junto aos profissionais de saúde mental que trabalham com TAs as formas de treinamento e de aplicação do Método Maudsley. Com ênfase para a psicoeducação das metáforas animais para identificação e modificação das estratégias desadaptadas de cuidadores de adolescentes com algum TA. O estudo foi desenvolvido em uma amostra composta por sete indivíduos de ambos os sexos,com idades entre 27 e 52 anos e pertencentes a profissões na área da saúde mental, com experiência em TAs. O instrumento utilizado foi uma entrevista estruturada em formato de questionário. Os dados obtidos através dos entrevistados, como melhora na compreensão dos cuidadores acerva dos TAs e de seus estilos de enfrentamento, com relação aos ganhos da aplicação do método Maudsley são também observados pelos resultados de estudos clínicos e metanálises realizados fora do Brasil.
Abstract: Eating Disorders (EDs) are considered complex because of the difficulties faced by professionals and families in the overall treatment of patients with this diagnosis. These difficulties are pointed out in the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5) and in several studies on EDs. Due to its complexity, many studies have been done over time to improve clinical practice in the management of these disorders, and a relevant factor raised by these studies is the importance of emotional regulation and guidance for parents of youngsters with ED. The Maudsley Method emerged with the intention of bringing together these relevant factors and developing a new protocol for outpatient treatment for these cases. In this sense, this study aimed to identify with mental health professionals who work with ED the forms of training and application of the Maudsley Method. With emphasis on the psychoeducation of animal metaphors for the identification and modification of maladaptive strategies of caregivers of adolescents with some ED. The study was developed in a sample composed of seven individuals of both sexes, aged between 27 and 52 years, belonging to professions in the mental health area, with experience in ATs. The instrument used was a structured interview in questionnaire format. The data obtained through the interviewees, as an improvement in the caregivers' understanding of EDs and their coping styles, regarding the gains of applying the Maudsley method are also observed by the results of clinical studies and meta-analyses conducted outside Brazil.
Palabras clave: Transtornos Alimentares
Método Maudsley
Metáforas Animais
Psicoeducação
Eating Disorders
Maudsley Method
Animal Metaphors
Psychoeducation
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Tema: Psicologia
Distúrbios alimentares
Psicoterapia familiar
Pessoal da área de saúde mental
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Cita: FRANCISCO, Caroline Pozzobon. Terapia familiar focada na emoção para o treinamento de cuidadores de indivíduos com transtornos alimentares: análise de entrevista com profissionais de saúde mental. 2022. 81 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.281
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.281
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35386
Fecha de defensa: 23-jun-2022
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TerapiaFamiliarFocadanaEmocao .pdfDissertação5.48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.