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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35384
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Amorim, Ravelly Borges | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-03T15:56:28Z | - |
dc.date.available | 2022-08-03T15:56:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-29 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Ravelly Borges. Utilização da manufatura aditiva no desenvolvimento de um produto para redução de riscos ocupacionais na indústria automotiva. 2022. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35384 | - |
dc.description.abstract | Additive Manufacturing is a disruptive technology with potential to become economically viable for mass production. When combined with reverse engineering technologies and CAD and CAE software, it drives design innovations and optimizations. In order to effectively use the potential and opportunities represented by these technologies, new ways of designing and characterizing parts must accompany this development, since the possibilities are too vast to be achieved only in the determination of the manufacturing process. This work describes the process of developing a product with the objective of reducing the efforts required to assembly plugs into holes in car bodies, a process usually performed manually by operators in the production lines. For this, a digitally customized part was developed for a specific user from data captured by 3D scanning and designed using MATLAB and Solidworks. Finally, the part was manufactured through Fusion Deposition Modeling using ABS filament. By using this part, it is expected to obtain greater ergonomic comfort and reduce the risk of occupational diseases to workers, as well as gains in productivity, quality and reliability to the process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Impressão 3D | pt_BR |
dc.subject | Escaneamento 3D | pt_BR |
dc.subject | Projeto auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Fused deposition modelling | pt_BR |
dc.subject | Fdm | pt_BR |
dc.subject | Manufatura aditiva | pt_BR |
dc.subject | 3D printing | pt_BR |
dc.subject | 3D scanning | pt_BR |
dc.subject | Computer-aided design | pt_BR |
dc.subject | Abs | pt_BR |
dc.subject | Indústria automotiva | pt_BR |
dc.subject | Ergonomia | pt_BR |
dc.title | Utilização da manufatura aditiva no desenvolvimento de um produto para redução de riscos ocupacionais na indústria automotiva | pt_BR |
dc.title.alternative | Use of additive manufacturing in the development of a product to reduce occupational risks in the automotive industry | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guarato, Alexandre Zuquete | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8624015415156921 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paes, Luiz Eduardo dos Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7357828735124785 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Márcio Peres de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9505563014375470 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5740951474648013 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A Manufatura Aditiva é uma tecnologia disruptiva com potencial de se tornar um método de produção em série viável economicamente. Suas aplicações em conjunto tecnologias de engenharia reversa e softwares de CAD e CAE impulsionam inovações e otimizações de projetos. Para que o potencial e oportunidades representados por essas tecnologias sejam efetivamente aproveitados, novas formas de projetar e caracterizar peças devem acompanhar esse desenvolvimento, visto que as possibilidades são muito vastas para serem logradas somente na determinação do processo de fabricação. Este trabalho descreve o processo de desenvolvimento de um produto com o objetivo de reduzir os esforços necessários à inserção de tampões em orifícios de carrocerias, processo geralmente realizado de forma manual pelos operadores nas linhas de produção da indústria automotiva. Para isso, foi desenvolvida uma peça digitalmente customizada para um usuário específico a partir da captura de dados por escaneamento 3D e projeto utilizando MATLAB e Solidworks. Por fim, a peça foi fabricada através de Modelagem por Fusão e Deposição utilizando filamento de ABS. Com sua utilização, espera-se obter maior conforto ergonômico e redução do risco de doenças ocupacionais aos trabalhadores, bem como ganhos de produtividade, qualidade e confiabilidade ao processo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 91 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
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