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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35382
Tipo do documento: | Tese Professor Titular |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Democracias e cidades educadoras |
Título(s) alternativo(s): | Democracies and Educating Cities |
Autor(es): | Lima, Antonio Bosco de |
Primeiro membro da banca: | França, Robson Luiz de |
Segundo membro da banca: | Araújo, José Carlos Souza |
Terceiro membro da banca: | Machado, Maria Cristina Gomes |
Quarto membro da banca: | Macedo, Maria do Socorro Alencar Nunes |
Resumo: | Esta tese problematiza as políticas educacionais municipais e suas relações entre a idealização de ser uma Cidade Educadora (CE) e suas efetividades práticas. Sua consolidação se subsidiou em bases teóricas, sobre a democracia, e estudos de caso sobre a CE. Constitui-se pela exposição dos princípios básicos sobre as concepções de democracias e das caracterizações constituídas internacionalmente e nacionalmente sobre as Cidades Educadoras (CEs). Os referenciais bibliográficos e fontes documentais primárias utilizados sobre as CEs foram aquelas produzidas entre 1990 e 2022. A experiência brasileira é relatada por meio de estudo de caso dos municípios de Uberlândia/MG e Sorocaba/SP. Realizar o recorte em dois municípios com a abrangência de Uberlândia e Sorocaba implicou em situar uma dimensão representativa do ponto de vista educacional destas cidades que se consideraram “educadoras”. São cidades da Região Sudeste do Brasil, reputadas como polos econômicos em suas microrregiões (Triângulo Mineiro e de Sorocaba, respectivamente). Destacamos o período de 2013 e 2016, quando estes municípios autointitularam-se “cidades educadoras”, a fim de verificarmos a atuação destes quanto à sua prática e aderência ao projeto internacional das CEs, e, a produção que tais municípios tiveram quanto à condução de políticas sociais educacionais “ditas democráticas”. Esta tese problematiza as políticas educacionais municipais e suas relações entre a idealização de ser uma Cidade Educadora (CE) e suas efetividades práticas. Sua consolidação se subsidiou em bases teóricas, sobre a democracia, e estudos de caso sobre a CE. Constitui-se pela exposição dos princípios básicos sobre as concepções de democracias e das caracterizações constituídas internacionalmente e nacionalmente sobre as Cidades Educadoras (CEs). Os referenciais bibliográficos e fontes documentais primárias utilizados sobre as CEs foram aquelas produzidas entre 1990 e 2022. A experiência brasileira é relatada por meio de estudo de caso dos municípios de Uberlândia/MG e Sorocaba/SP. Realizar o recorte em dois municípios com a abrangência de Uberlândia e Sorocaba implicou em situar uma dimensão representativa do ponto de vista educacional destas cidades que se consideraram “educadoras”. São cidades da Região Sudeste do Brasil, reputadas como polos econômicos em suas microrregiões (Triângulo Mineiro e de Sorocaba, respectivamente). Destacamos o período de 2013 e 2016, quando estes municípios autointitularam-se “cidades educadoras”, a fim de verificarmos a atuação destes quanto à sua prática e aderência ao projeto internacional das CEs, e, a produção que tais municípios tiveram quanto à condução de políticas sociais educacionais “ditas democráticas”. |
Abstract: | This thesis problematizes municipal educational policies and their relationship between the idealization of being an Educating City (EC) and its practical effectiveness. Its consolidation was based on theoretical bases, on democracy, and case studies on the EC. It is constituted by the exposition of the basic principles on the conceptions of democracies and the characterizations constituted internationally and nationally on the Educating Cities (ECs). The bibliographic references and primary documentary sources used on the ECs were those produced between 1990 and 2022. The Brazilian experience is reported through a case study of the cities of Uberlândia/MG and Sorocaba/SP. Carrying out the cut in two municipalities with the scope of Uberlândia and Sorocaba implied in locating a representative dimension from the educational point of view of these cities that considered themselves "educators". These are cities in the Southeast Region of Brazil, reputed to be economic hubs in their micro-regions (Triângulo Mineiro and Sorocaba, respectively). We highlight the period of 2013 and 2016, when these municipalities called themselves "educating cities", in order to verify their performance in terms of their practice and adherence to the international project of ECs, and the production that these municipalities had regarding the conduct of activities. so-called democratic social educational policies. |
Notas: | Tese apresentada a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, como parte dos requisitos exigidos para a progressão para a classe de professor Titular do magistério superior. |
Palavras-chave: | Democracia Cidade Educadora Município que Educa Escola Cidadã Democracy Educating City Municipality that Educates School citizen |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Assunto: | Democracia Cidade educadora Município que Educa (Programa) Escola Cidadã (Projeto) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | LIMA, Antonio Bosco de. Democracias e cidades educadoras. 2022. 201 f. Tese (Promoção para classe E - Professor Titular) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35382 |
Data de defesa: | 25-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | TESE - Professor Titular (FACED) |
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