Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35363
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5459-2027
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aproveitamento de caninos impactados para tracionamento ortodôntico: uma revisão integrativa da literatura.
Autor(es): Gomes, Isabela Ribeiro
Primeiro orientador: Silva, Marcelo Caetano Parreira da
Primeiro membro da banca: Oliveira, Danielly Cunha Araújo Ferreira de
Segundo membro da banca: Oliveira, Ana Paula de Lima
Resumo: Introdução: Os caninos permanentes têm grande importância funcional e estética. Seu alto índice de impacção leva, com frequência, o paciente a procurar o Ortodontista. São denominados inclusos ou impactados, os dentes que não tem a capacidade de irromper até a sua localização no arco dentário, dentro do tempo estimado, e é muito comum ocorrer em caninos maxilares por serem um dos últimos dentes que irrompem no arco dentário superior. (LINDAUER; RUBENSTEIN, 1992) Objetivos: O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura para analisar o aproveitamento dos caninos maxilares impactados nos tracionamentos ortodônticos. Metodologia: Para a busca dos artigos foram consultadas as bases de dados Pubmed, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e BBO - Ortodontia, entre o ano de 2002 e janeiro de 2022, utilizando os seguintes descritores de busca: “Caninos”, “Dente não erupcionado”, “Tracionamento”, “Dente Impactado”, todos verificados e presentes com descritores em Ciências da Saúde, mais conhecidos como DeCS. Após a triagem foram selecionados 20 estudos para compor a presente revisão integrativa. Resultados: Dentre as formas de tratamento, a exposição cirúrgica com tracionamento ortodôntico constitui o procedimento de rotina nas clínicas ortodônticas. Entretanto, é necessário um planejamento coerente para obter o melhor prognóstico possível. Em alguns casos, o tracionamento do canino é desfavorável, a depender da posição do dente retido em relação aos tecidos adjacentes, da existência de anquilose ou dilacerações, da ausência de espaço no arco dentário, da sequência de erupção dentária ou mesmo quando o paciente não tem disponibilidade de tratamentos mais longos, devendo-se optar por outras condutas terapêuticas. Conclusão: Com uma grande incidência de alterações irruptivas, o canino superior, une a ortodontia e a cirurgia bucal na elaboração de um planejamento correto, que como regra, tende a trazer o canino para o arco dental. Entretanto, deve haver bom senso na decisão terapêutica, considerando as condições anatômicas que cercam o canino impactado. Palavras-chave: “Caninos”, “Dente não erupcionado”, “Tracionamento”, “Dente Impactado”
Palavras-chave: Caninos
Dente não erupcionado
Tracionamento
Dente impactado
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GOMES, Isabela Ribeiro. Aproveitamento de caninos impactados para tracionamento ortodôntico: uma revisão integrativa da literatura. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35363
Data de defesa: 1-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AproveitamentoDosCaninos.pdfTCC396.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.