Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35340
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Efeito da laserterapia em duplo comprimento de onda sobre a osseointegração de implantes em área enxertada: um estudo pré-clínico
Autor(es): Pereira, Lucas de Sousa Goulart
Primeiro orientador: Oliveira, Guilherme José Pimentel Lopes de
Primeiro coorientador: Lima, Julia Raulino
Primeiro membro da banca: Lima, João Henrique Ferreira
Segundo membro da banca: Pigossi, Suzane Cristina
Resumo: Esse estudo avaliou se associação de dois comprimentos de onda de lasers em baixa intensidade (LLLT), (laser infra-vermelho e vermelho), possui efeito na quantidade e estrutura dos tecidos mineralizados formados ao redor de implantes instalados em áreas enxertadas com osso bovino desproteinizado (OBD). Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados 64 ratos, distribuídos aleatoriamente em 4 grupos com 16 animais cada. Os grupos foram divididos de acordo com o protocolo de irradiação, sendo eles: CTR – Implantes não submetidos à LLLT; IRL – Implantes tratados por LLLT infra-vermelho; RL – Implantes tratados por LLLT vermelho; IRL/RL – Implantes tratados por LLLT vermelho e infra-vermelho. Os animais foram submetidos a procedimentos de enxertia nas tíbias e após 60 dias foram instalados os implantes. Durante a instalação dos implantes os animais dos grupos LLLT foram submetidos à irradiação onde foram aplicados 4J ao redor dos implantes nos grupos IRL, RL e IRL-RL. Após 15 e 45 dias, os animais foram eutanasiados e as biópsias com os implantes foram fixadas e posteriormente submetidos ao escaneamento em microtomógrafo. Foram executadas análises de quantidade de tecidos mineralizados ao redor dos implantes (BV/TV%) e da microestrutura do tecido ósseo (Espessura, espaço e número de trabéculas – Tb.Th; Tb.Sp e Tb.N). As áreas enxertadas irradiadas com o laser infra-vermelho tiveram maiores valores de BV/TV%, enquanto que as áreas irradiadas com laser vermelho apresentou maiores valores de Tb.N do que o grupo controle no período de 45 dias (p<0.05). A combinação dos lasers vermelho e infra-vermelho promoveu maior BV/TV% e Tb.N do que o grupo CTR aos 45 dias (p<0.05). A combinação dos lasers vermelho e infra-vermelho aumenta a quantidade de tecidos mineralizados que foi associado ao aumento do número de trabéculas ao redor de implantes instalados em áreas enxertadas com OBD.
Palavras-chave: Laserterapia
Osseointegração
Substitutos ósseos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEREIRA, Lucas de Sousa Goulart. Efeito da laserterapia em duplo comprimento de onda sobre a osseointegração de implantes em área enxertada: um estudo pré-clínico. 2022. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35340
Data de defesa: 27-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitoLaserterapiaDuplo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso865.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons