Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35329
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6079-8718
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2024-07-14
Título: Dentifrícios naturalistas: como a escovação prolongada pode influenciar na alteração de cor e rugosidade superficial do esmalte dentário?
Título(s) alternativo(s): Naturalistic toothpastes: how can prolonged brushing influence the change in color and surface roughness of tooth enamel?
Autor(es): Campolina, Murilo Guimarães
Primeiro orientador: Silva, Gisele Rodrigues da
Primeiro coorientador: Dietrich, Lia
Primeiro membro da banca: Paranhos, Luiz Renato
Segundo membro da banca: Paz, João Lucas Carvalho
Resumo: Introdução: Dentifrícios denominados naturalistas são alternativas cada vez mais atrativas no mercado de produtos odontológicos. Objetivos: avaliar in vitro a alteração de cor (AC) ΔE00 e de rugosidade superficial (Ra) de amostras submetidas a escovação com dentifrícios de fórmulas alternativas e sem flúor. Métodos: 5 grupos de dentes bovinos hígidos (n=10) foram submetidos a escovação: (C): Colgate Total 12 – Colgate (controle); (R) Restore – Jeunesse; (OG) OnGuard – doTerra; (OC) OzonCare – Philozon. (N) Natural carvão ativado– Suavetex. A escovação mecânica foi realizada simulando: 1 mês (T1), 6 meses (T2), 1 ano (T3) e 2 anos (T4) de utilização dos produtos. AC e Ra foram mensurados antes e após a escovação. Foi feita análise estatística Two-way ANOVA de medidas repetidas e aplicação do teste de Tukey’s. Resultados: O tipo de pasta (P<0,001), o tempo de escovação (P=0,004) e a interação entre os fatores (P=0,031) mostraram-se influentes na alteração de cor (ΔE00) do esmalte dentário. Os dentifrícios naturalistas promoveram alteração de cor semelhante ao grupo controle. Após 6 meses de escovação simulada, OG alterou mais a cor do que N e R e OG foram os únicos dentifrícios a atingirem o ΔE00 acima do limite de aceitabilidade. Em relação a Ra, os dentifrícios também apresentaram alteração semelhante ao C. A partir de T2, as pastas OC e N geraram Ra acima do limite de rugosidade clínica. Conclusões: Escovação com pastas naturalistas, por até 2 anos, geram efeitos semelhantes de alteração de cor e rugosidade do esmalte dentário se comparadas a pastas tradicionais.
Palavras-chave: Dentifrícios
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CLINICA ODONTOLOGICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CAMPOLINA, Murilo Guimarães. Dentifrícios naturalistas: como a escovação prolongada pode influenciar na alteração de cor e rugosidade superficial do esmalte dentário? 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35329
Data de defesa: 14-Jul-2022
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DentifríciosNaturalistaComo.pdf533.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.