Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35246
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCaldeira, Lucas Nunes-
dc.date.accessioned2022-07-11T19:05:21Z-
dc.date.available2022-07-11T19:05:21Z-
dc.date.issued2022-04-27-
dc.identifier.citationCALDEIRA, Lucas Nunes. A arte na intervenção psicológica: uma revisão integrativa da literatura no período de 2010-2020. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35246-
dc.description.abstractEsthetics constitutes a field of study that systematizes, categorizes and explains a human way of perceiving reality through our senses. Inside this field, we understand that art has a great transformative potential in subjects. Thus we asked ourselves what is the relation between art and psychology and how it has been used in psychological interventions/practices with care purposes. Then we researched, starting from a guiding question, in four databases: Scielo, BVS/Pepsic, Lilacs and Redalyc. Following these inclusion criteria: articles in Portuguese, published between 2010-2020. We found 15 articles that, through another criterion, we judged as it would best fit to answer the guiding question. The analysis took place in two axes: a theoreticalaxis and a practical one. We conclude that art has been used mostly as an instrument in group practices within institutions for purposes that psychology deems necessary for its work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectPsychologypt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectReviewpt_BR
dc.subjectEstheticspt_BR
dc.titleA arte na intervenção psicológica: uma revisão integrativa da literatura no período de 2010-2020pt_BR
dc.title.alternativeArt in psychological intervention: an integrative literature review in the period 2010-2020pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Eliane Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023990232502452pt_BR
dc.contributor.referee1Rezende, Paula Cristina Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401932422065415pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Allan Henrique-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4153727775263193pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Estética constitui um campo do saber que sistematiza, categoriza e explica um modo humano de perceber a realidade através dos nossos sentidos. Dentro deste campo, entendemos que a arte tem grande potencial transformador nos sujeitos. Assim nos perguntamos qual a relação entre arte e psicologia e como ela tem sido utilizada nas intervenções/práticas psicológicas com fins de cuidado. Frente a isso, foi feita uma pesquisa a partir de uma pergunta norteadora em quatro bases de dados: Scielo, BVS/Pepsic, Lilacs e Redalyc. Seguindo os critérios de inclusão: artigos em Português, publicados no intervalo de 2010-2020. Foram encontrados 15 artigos que, mediante outro critério, julgamos que melhor responderiam à pergunta norteadora. A análise se deu em dois eixos: um eixo teórico e outro prático. Concluímos que a arte tem sido usada majoritariamente como instrumento em práticas grupais dentro de instituições para fins que a psicologia julga necessários à seu trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsIntenção de publicação em revista científica.pt_BR
dc.description.embargo2024-04-27-
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ArteIntervençãoPsicológica.pdfTCC657.8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons