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dc.creatorSimão, Pâmela Aparecida Vieira-
dc.date.accessioned2022-06-29T18:23:43Z-
dc.date.available2022-06-29T18:23:43Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.citationSIMÃO, Pâmela Aparecida Vieira. De Verona à Uberabinha: Trajetória e imagens de um fotógrafo. 2022. 161 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35202-
dc.description.abstractThis paper aims to reconstruct the trajectory of the Italian photographer Angelo Naguettini (10/21/1889 - 10/03/1983) seeking to understand his imagetic production as an important part of his path in the city of Uberlândia. It urges us to understand the photo as a social practice circumscribed in a given context and constituted by values and meanings. For this reason, we have elected as primordial the investigation of Angelo Naguettini's life trajectory. We believe that the reconstruction of his trajectory, paying attention to his network of relationships, problematizing his choices, refusals and negotiations may signal important elements in the apprehension of his photographic work. This means, in other words, to value his life itinerary as a crucial point in the understanding of his photographic style. The relationships he established throughout his life, not only professional, but also personal, influenced his way of photographing, as well as, influenced the circulation of his material in the past and also in the present of the city of Uberlândia. We will use varied documents and photos of various themes (reproduced in different supports). The guiding thread that will equalize the selection of what will be highlighted, as well as the work methodology, will be our goal of understanding his photographic legacy articulated to his life story. Such objective is based on our assumption that the subject (photographer, businessman, entrepreneur, father, husband, friend, etc.) cannot be separated from his imagetic collection; on the contrary, they are integrated.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrajetóriapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectRelações Sociaispt_BR
dc.subjectTrajectorypt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectSocial relationspt_BR
dc.titleDe Verona à Uberabinha: Trajetória e imagens de um fotógrafopt_BR
dc.title.alternativeFrom Verona to Uberabinha: Trajectory and images of a photographerpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Deivy Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9694284160496941pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Dilma Andrade de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2747824292505344pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Charles-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7314978347718720pt_BR
dc.contributor.referee3Kasburg, Alexandre de Oliveira-
dc.contributor.referee4Vendrame, Maíra Ines-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7165891333813185pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo reconstruir a trajetória do fotógrafo italiano Ângelo Naguettini (21/10/1889 - 03/10/1983) buscando compreender a sua produção imagética como parte importante do seu trajeto na cidade de Uberlândia. Instiga-nos à compreensão da foto enquanto uma prática social circunscrita num determinado contexto e constituída por valores e significados. Por isso, elegemos como primordial a investigação da trajetória de vida de Ângelo Naguettini. Acreditamos que a reconstrução de sua trajetória, atentos à sua rede de relações, problematizando suas escolhas, recusas e negociações podem sinalizar elementos importantes na apreensão de sua obra fotográfica. Isso significa, em outras palavras, valorizar o seu itinerário de vida como um ponto crucial no entendimento de seu estilo fotográfico. As relações que estabeleceu ao longo da vida, não só profissionais, como também pessoais, influenciaram na sua maneira de fotografar, bem como, influiu na circulação de seu material no passado e também no presente da cidade de Uberlândia. Usaremos documentos variados e fotos de diversos temas (reproduzidas em diferentes suportes). O fio condutor que equalizará a seleção do que terá mais destaque, assim como, a metodologia de trabalho, será o nosso objetivo de compreender o seu legado fotográfico articulado à sua história de vida. Tal objetivo apoia-se no nosso suposto de que o sujeito (fotógrafo, comerciante, empreendedor, pai, marido, amigo, etc.) não se separa do seu acervo imagético, pelo contrário, integram-se.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration161pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5008pt_BR
dc.orcid.putcode115175427-
dc.crossref.doibatchid66438537-6fe5-4de8-9548-4dc71e5a15cc-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoFotografia - Sec. XXpt_BR
dc.subject.autorizadoBiografiapt_BR
Appears in Collections:TESE - História

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