Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35151
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A filosofia da imanência e a arte do skateboard
Título(s) alternativo(s): La philosophie de l'immanence et l'art du skateboard
Autor(es): Torquato, Douglas de Melo Ferreira
Primeiro orientador: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
Primeiro membro da banca: Brandão, Leonardo
Segundo membro da banca: Amitrano, Geórgia Cristina
Resumo: A pesquisa surge circulando pelas ruas e “picos” de Uberlândia, se multiplica em infinitas nuanças, está em meio a diversas situações e relações, está de “carrinho” pela nossa cidade e região, compondo uma intensa troca de signos com diversos personagens e com a cidade ela mesma. Inspirado pela música, pela filosofia, pelo contato com a natureza, pela vida social, pelas “crews” locais: SkateVandalCrew, Platina Skateboard, Marginália e outras, e por certas crews de fora, como a crew dos Flanantes. Temos por objetos dessa pesquisa os textos de Leonardo Brandão e Giancarlo Machado sobre o surgimento do skate, o skate de rua em São Paulo e os conceitos advindos de outros autores, como Foucault e Deleuze, trabalhados por aqueles, como os de citadinidade, heterotopia, rizoma, etc. Também alguns textos enviados por Gibus de Soultrait, fundador da revista francesa Surf Session, e Surfer Journel, que dialogam com a filosofia de Deleuze. Nosso texto se estende em busca de multiplicar e analisar os sentidos e significados da prática do skate de rua (streetskate), e não apenas compreendê-lo como um esporte que se tornou recentemente modalidade olímpica. Por meio do trabalho de campo e do registro etnográfico (realizados antes da pandemia), pretende-se mostrar a multiplicidade de atletas, artistas, personalidades, filosofias e discursos em torno deste esporte e sua infinita ampliação, das suas redes, conexões, continuidades e descontinuidades. Pesquisamos a nossa cidade, novas formas de nos apropriarmos dela, pesquisamos seus atletas de alto rendimento e o seres humanos por trás deles, e aqueles que compõem uma visão mais lúdica, ou artística, do skate e sua importância, seu ethos. Investigamos um vasto acervo de trabalhos acadêmicos sobre skate, contudo, propomos uma pesquisa debruçada sobre conceitos e conteúdos advindos das obras de Gilles Deleuze e Espinosa, bem como Guattari, Mbembe, Foucault, e dos skatistas acadêmicos como Leonardo Brandão, Giancarlo Machado, Gibus de Soultrait etc.
Abstract: The research appears circulating in the streets and “spots” of Uberlândia, multiplies in infinite nuances, is in the midst of different situations and relationships, is in a “board” in our city and region, composing an intense exchange of signs with different characters and with the city itself. Inspired by music, by philosophy, by contact with nature, by social life, by the local “crews”: SkateVandalCrew, Platinum Skateboard, Marginália and others, and by certain outside crews, such as the Flanantes crew. We have as objects of this research the texts of Leonardo Brandão and Giancarlo Machado on the rise of skateboarding, street skateboarding in São Paulo and the concepts coming from other authors, like Foucault and Deleuze, worked by those, such as city, heterotopia, rhizome, etc. Also some texts sent by Gibus de Soultrait, founder of the French magazine Surf Session, and Surfer Journel, which dialogue with Deleuze’s philosophy. Our text extends in search of multiplying and analyzing the senses and meanings of the practice of street skating (streetskate), and not just understanding it as a modality of Olympic sport. Through fieldwork and ethnographic recording (carried out before the pandemic), it is intended to show the multiplicity of athletes, artists, personalities, philosophies and discourses around this sport and its infinite expansion, its networks, connections, continuities and discontinuities. We make use of interviews, audiovisual production, the registration of championships, and through this we expose the most varied aspects around this sports practice. We research our city, new ways of appropriating it, we research its high performance athletes and the human being behind it, and those who make up a more playful, or artistic view of skateboard and its importance, its ethos. We investigated a vast collection of academic works on skateboarding, however, we propose a research focused on concepts and contents arising from the works of Gilles Deleuze and Espinosa, as well as Guattari, Mbembe, Foucault, and academic skaters such as Leonardo Brandão, Giancarlo Machado, Soultrait Gibus etc.
Palavras-chave: Skate
Skateboard
Filosofia
Antropologia
Sociabilidade urbana
Citadinidade
Philosophy
Anthropology
Urban sociability
City
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIA
Assunto: Filosofia
Cidade, linguagem, sociedade
Antropologia urbana
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Referência: TORQUATO, Douglas de Melo Ferreira. A filosofia da imanência e a arte do skateboard. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5609
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5609
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35151
Data de defesa: 30-Ago-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FilosofiaImanênciaArte.pdf1.63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons