Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35128
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6736-2300
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Forró pé de calçada: Identificando o nascimento de mestre ambrósio, um dos grupos mais autênticos do movimento manguebeat
Autor(es): Ribeiro, Rafael Gaia
Primeiro orientador: Ramos, Alcides Freire
Primeiro membro da banca: Duarte, André Luis Bertelli
Segundo membro da banca: Capelozi, Lays da Cruz
Resumo: O presente trabalho busca analisar e reflexionar historicamente sobre o processo de formação e trajetória, ao longo dos anos 1980, do grupo Mestre Ambrósio, na cidade do Recife/PE, conjunto que fora aglutinado na chamada cena mangue, ou Manguebeat. No decorrer deste trabalho buscou-se apresentar como pontos principais: a formação da banda a partir de 1992; a formação individual de cada um dos membros, suas influências; análise dos principais álbuns da banda, mais especificamente dos dois primeiros “Mestre Ambrósio 1996” e “Fua na Casa de Cabral 1998”. Buscamos apresentar a formação e trajetória do movimento mangue, sujeitos envolvidos e progressos que levaram a sua consolidação, compreendendo o processo histórico social e cultural de Recife ao longo do século passado até a formação do objeto apresentado. Desse modo, destacamos através do contexto relatado, a forma que o movimento aglutinou bandas formadas no período, pois, apresentavam novas maneiras de fazer música, fazendo da fusão de gêneros o ponto central. O desenvolvimento estético da recepção dos dois primeiros álbuns da banda é analisado, a partir de um processo de escuta e análise de críticas, e os impactos gerados nos canais de comunicação e consequentemente em seus apreciadores. O debate, portanto, se desdobra por meio da análise dos álbuns, da cultura popular, performances, e influências no que se refere aos integrantes da banda.
Abstract: The present work seeks to analyze and historically reflect about the process of formation and trajectory, throughout the 1980s, of the group Mestre Ambrósio, from the city of Recife/PE, a band that was agglutinated in the so called mangue scene, or Manguebeat. Throughout our work, we try to present as main points: the formation of the band from 1992 on; the individual formation of each member, their influences; analysis of the main albums of the band, better saying the two first ones "Mestre Ambrósio 1996" and "Fua na Casa de Cabral 1998". We seek to present the formation and trajectory of the mangue movement, the subjects involved and the progresses that led to its consolidation, understanding the historical social and cultural process in Recife throughout the last century until the formation of the object presented. In this way, we highlight through the context presented, the way the movement agglutinated bands formed in the period, because they presented new ways of making music, making the fusion of genres the central point. The aesthetic development of the reception of the band's first two albums, from a process of listening and critical analysis, and the impacts generated in the communication channels and consequently in their appreciators. The debate, therefore, unfolds through the analysis of the albums, popular culture, performances, and influences regarding the band members.
Palavras-chave: História cultura
Movimento manguebeat
Mestre ambrósio
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RIBEIRO,Rafael Gaia. Forró pé de calçada: identificando o nascimento de mestre ambrósio, um dos grupos mais autênticos do movimento manguebeat. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35128
Data de defesa: 13-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ForróPéDe.pdfTCC1.7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.