Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35095
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2968-2001 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Minicurso como estratégia propulsora na assimilação da aprendizagem em conteúdos de termoquímica na educação básica |
Author: | Souza, Lais Aparecida Rodrigues de |
First Advisor: | Lima, Viviani Alves de |
First member of the Committee: | Marques, Deividi Marcio |
Second member of the Committee: | Cordeiro, Denise de Sales |
Summary: | Neste trabalho de conclusão de curso, apresento toda a elaboração, metodologia, aplicação e resultados de um trabalho realizado durante a graduação em química licenciatura na disciplina de Estágio Supervisionado 2, no qual, tinha como docente a Professora Dra. Viviani Alves de Lima na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sabemos que em determinado instante da graduação temos que tomar iniciativas e ir pra dentro da sala de aula lecionar, mesmo com o medo, com os erros e tentativas temos que enfrenta-la. No entanto, essa experiência foi uma das primeiras experiências que tive com o ensino médio, onde lecionei minicursos para alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de ensino básico na cidade de Uberlândia no estado de Minas Gerais. O objetivo principal foi escolher um conteúdo da disciplina de química que a professora da escola não conseguiria dar durante o ano letivo, pois a quantidade de aulas foi reduzida, devido a uma greve no ano de 2018, e transformá-la em um minicurso, para que pudesse ao menos passar o básico do conteúdo para os alunos. Dentre os temas que tinha como escolha, optei por Termoquímica, pois era um tema que eu tinha mais domínio do que os outros propostos. Porém ao analisar que esse tema já está de forma básica no livro didático, tentei aprimorar em alguma aplicação tecnológica e industrial para que os alunos pudessem assimilar de forma mais prática o conteúdo e assim foi adicionado o tema de combustíveis no plano de aula. Para ter mais eficiência, apliquei um questionário aos alunos antes do minicurso para poder conhecê-los melhor e tomar ciência dos conhecimentos prévios aos alunos a respeito dos temas abordados, por exemplo, assuntos pertinentes a termoquímica, como calorias, joules, processos endotérmicos e exotérmicos, poder calorífico, combustões, energia, combustíveis, etc. Durante o minicurso coloquei em prática alguns exercícios, principalmente aqueles que já foram aplicados em edições de vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em anos anteriores para enfatizar que o conteúdo também é cobrado nas provas de ingresso ao ensino superior. Após ser dado o minicurso apliquei um pós-questionário para poder saber se os alunos assimilaram o conteúdo dado e analisei as respostas. Após essa etapa final, pude analisar nos questionários que a maioria dos alunos compreendeu o que foi proposto, conseguindo interpretar alguns conceitos de termoquímica e perceber a importância do mesmo para o seu cotidiano. Alguns alunos se mostraram disposto a prestar atenção na aula e interagir com a professora estagiária, enquanto outros aparentavam estar ali por obrigação, mostrando total desinteresse ao tema abordado, consequentemente, ao avaliar o pós-questionário foi possível observar que responderam de qualquer forma, só para poder ter um documento entregue. Apesar das diversas situações, o minicurso foi concluído de forma satisfatória. |
Abstract: | In this work of conclusion, of course, I present all the elaboration, methodology, application, and results of a work done during the undergraduate chemistry degree in chemistry in the discipline of Supervised Internship 2, which, had as a teacher the Professor Dra. Viviani Alves de Lima at the Federal University of Uberlândia (UFU). We know that at a certain moment of graduation, we have to take initiatives and go into the classroom teaching, even with fear, with mistakes and attempts we have to face it. However, this experience was one of the first experiences I had with high school, where I taught mini-courses for 2nd-year high school students at a public elementary school in the city of Uberlândia in the state of Minas Gerais. The main goal was to choose a chemistry course content that the school teacher could not deliver during the school year because the number of classes was reduced, due to a strike in 2018, and turn it into a mini-course, so you could at least pass on the basics of the content to the students. Among the topics I had a choice, I opted for Thermochemistry, because it was a theme that I had more mastery than the others proposed. However, when analyzing that this theme is already basic in the textbook, I tried to improve on some technological and industrial applications so that students could more practically assimilate the content and so the topic of fuels was added in the lesson plan. In order to be more efficient, I applied a questionnaire to the students before the mini-course so that I could get to know them better and understand the previous knowledge of the students about the topics addressed, for example, subjects relevant to thermochemistry, such as calories, joules, endothermic and exothermic processes, calorific power, fuels, energy, etc. During the mini-course I put into practice some exercises, mainly those that have been applied in vestibular editions and the National High School Exam (ENEM) in previous years, to emphasize that the content is also charged in the entrance tests to higher education. After being given the mini-course I applied a post-questionnaire to know if the students assimilated the given content and analyzed the answers. After this final stage, I was able to analyze in the questionnaires that most of the students understood what was proposed, being able to interpret some concepts of thermochemistry and realize the importance of it for their daily life. Some students were willing to pay attention in class and interact with the trainee teacher, while others appeared to be there by obligation, showing total disinterest to the topic addressed, consequently, when assessing the post-questionnaire it was possible to observe that they replied anyway, just to be able to have a document delivered. Despite the various situations, the mini-course was completed satisfactorily. |
Keywords: | Minicurso Química na educação básica Ensino de química |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SOUZA, Lais Aparecida Rodrigues de. Minicurso como estratégia propulsora na assimilação da aprendizagem em conteúdos de termoquímica na educação básica. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35095 |
Date of defense: | 16-Dec-2020 |
Appears in Collections: | TCC - Química (licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MinicursoComoEstratégia.pdf | TCC | 1.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.