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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1763-7553
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Embargo Date: 2024-03-29
Title: Entre "esperas": a experiência emocional de mães de crianças autistas
Alternate title (s): Between "waits": the emotional experience of mothers of autistic children
Author: Zago, Julia Marquez
First Advisor: Tachibana, Miriam
First member of the Committee: Neves, Anamaria Silva
Second member of the Committee: Paravidini, João Luiz Leitão
Summary: Nos últimos dois anos, as pessoas se viram diante drásticas mudanças em suas rotinas, devido ao isolamento social, provocado pela pandemia da COVID-19. Dentre os vários grupos sociais cujas vidas foram atravessadas pelo confinamento doméstico na presente pesquisa, buscou-se investigar a experiência emocional de mães de crianças autistas, refletindo sobre suas vicissitudes com relação ao cuidado dos filhos durante o momento pandêmico. A pesquisa contou com sete participantes, mães de crianças autistas que frequentam uma instituição especializada em autismo na cidade de Uberlândia. A partir do método psicanalítico foram realizadas entrevistas psicológicas individuais, na modalidade remota, mediadas pela apresentação de uma narrativa interativa, com o objetivo de favorecer a associação das participantes sobre o tema de pesquisa. A partir de cada entrevista foi redigida uma narrativa transferencial pela entrevistadora, sendo que o conjunto das narrativas transferenciais e dos desfechos das narrativas interativas foi analisado segundo a Teoria dos Campos. Logo, foram identificados dois campos intitulados “Esperam que eu faça/seja tudo” e “À espera do novo normal”. O primeiro discorre sobre a cobrança social em cima das mães, o que acaba acentuando nelas o sentimento de desamparo dentro e fora de suas casas. O segundo concerne à (des)esperança dessas mulheres de que algo se interponha entre elas e seus filhos, nesse quadro de duplo confinamento. Concluímos que, mesmo com o afrouxamento das medidas de isolamento social, o corpo feminino segue em relativo confinamento doméstico, demandando o olhar atento e sensível da comunidade psicológica.
Abstract: In the last two years, people have been faced with drastic changes in their routines, due to social isolation, caused by the COVID-19 pandemic. Among the various social groups whose lives were traversed by domestic confinement, in the present research, we aimed to investigate the emotional experience of mothers of autistic children, during the pandemic moment. The research had seven participants, mothers of autistic children who attend an institution specialized in autism in the city of Uberlândia. Through the psychoanalytic method, individual psychological interviews were carried out, in the remote modality, mediated by the presentation of an interactive narrative, with the objective to faciliate the association of the participants on the research topic. From each interview, a transference narrative was written by the interviewer, and the set of transference narratives and the outcomes of the interactive narratives were analyzed according to the Theory of Fileds. Soon, two fields were identified entitled “They expect me to do/be everything” and “Waiting for the new normal”. The first discusses the social pressure on mothers, which ends up accentuating the feeling of helplessness inside and outside their homes. The second concerns the (lack of) hope of these women that something will come between them and their children, in this context of double confinement. We conclude that, even with the relaxation of social isolation measures, the female body remains in relative domestic confinement, demanding the attentive and sensitive regard of the psychological community.
Keywords: Pandemia
Pandemic
Autismo
Autism
Maternagem
Mothering
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ZAGO, Julia Marquez. Entre “esperas”: a experiência emocional de mães de crianças autistas. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35080
Date of defense: 29-Mar-2022
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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