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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Active crack control approach applied to a horizontal rotating machine
Título(s) alternativo(s): Técnica de controle atívo para controle de trinca aplicado em uma máquina rotativa horizontal
Autor(es): Pereira, Iago Alves
Primeiro orientador: Cavalini Junior, Aldemir Aparecido
Primeiro membro da banca: Cavalini Jr., Aldemir
Segundo membro da banca: Barbosa, Jefferson
Terceiro membro da banca: Leão, Leandro
Quarto membro da banca: Del Claro, Vergílio
Resumo: A presente contribuição propõe uma técnica de controle ativo de vibração para eixos com trincas visando minimizar sua propagação. A existência de uma trinca em eixos rotativos pode ser caracterizada pela presença de super-harmônicos 2X e 3X nas respostas de vibração do rotor, que podem aumentar à medida que a trinca se propaga ao longo da seção transversal do eixo. Uma técnica de controle proporcional-integral-derivativo (PID) é aplicada para suprimir as amplitudes de vibração de 2X e 3X de um eixo trincado, o que é realizado usando um filtro passa-banda aplicado às respostas de vibração medidas no rotor. Resultados numéricos e experimentais são obtidos através de um modelo representativo de elementos finitos (FE) de um rotor horizontal. Neste caso, atuadores eletromagnéticos (EMA) são utilizados para aplicar o esforço de controle no rotor. O modelo de Mayes é aplicado para simular o comportamento \textit{breathing} da trinca transversal. A teoria da mecânica da fratura linear é considerada para correlacionar a profundidade da trinca com a correspondente flexibilidade adicional do rotor. Tanto os resultados numéricos quanto os experimentais demonstram a possibilidade de reduzir os efeitos de uma trinca transversal através do controle ativo no comportamento dinâmico de uma máquina rotativa. Além disso, mostra-se que a lei de controle proposta é capaz de controlar os efeitos da trinca com o rotor operando em diferentes velocidades de rotação.
Abstract: The present contribution proposes an active vibration control technique devoted to shafts with cracks aiming to minimize their propagation. The existence of a crack in rotating shafts can be characterized by $2X$ and $3X$ super-harmonic amplitudes in the vibration responses of the rotor, which can increase as the crack propagates along the shaft's cross-section. A proportional-integral-derivative (PID) control technique is applied to suppress the $2X$ and $3X$ vibration amplitudes of a cracked shaft, which is performed by using a band-pass filter applied to the vibration displacement responses measured in the rotor. Numerical and experimental results are obtained through a representative finite element (FE) model of a horizontal rotor. In this case, electromagnetic actuators (EMA) are used to apply the control effort on the rotor. The Mayes model is applied for simulating the breathing behavior of the transverse crack. The linear fracture mechanics theory is considered to correlate the crack depth with the corresponding additional rotor flexibility. Both numerical and experimental results demonstrate the possibility of reducing the effects of a transverse crack through active control on the dynamic behavior of a rotating machine. Moreover, it is shown that the proposed control law is capable of controlling the crack effects with the rotor operating in different rotation speeds.
Palavras-chave: Rotating machines
Transverse cracks
Vibration control
PID controller
Electromagnetic actuators
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::CONTROLE DE SISTEMAS MECANICOS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEREIRA, Iago Alves.Técnica de controle atívo para controle de trinca aplicado em uma máquina rotativa horizontal. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35071
Data de defesa: 25-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

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