Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35056
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1038-9999
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Residência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O Serviço Social em um ambulatório de atendimento à crianças e adolescentes vítimas de violência sexual em tempos de pandemia da covid-19: um relato de experiência
Título (s) alternativo (s): Social service in an outpatient clinic for children and adolescents victims of sexual violence in times of the covid-19 pandemic: an experience report
Autor: Nakamura, Bianca
Primer orientador: Silva, Maria Izabel da
Primer miembro de la banca: Moreira, Cláudio Edmar
Segundo miembro de la banca: Lima, Vicentina Oliveira Santos
Resumen: O presente trabalho é quesito obrigatório para conclusão da Residência Multiprofissional em Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Trata-se de um relato de experiência vivenciada em um ambulatório inserido no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), o Núcleo de Atenção Integral a Vítimas de Agressão Sexual (Nuavidas), que integra a rede municipal de atenção integral de atendimento às pessoas vítimas de violência sexual. O ambulatório contempla um dos campos de prática profissional da residência multiprofissional da UFU na área da saúde da criança, configurando-se como um espaço que possibilita e incentiva a formação profissional e o trabalho em equipe. Portanto este trabalho tem como objetivos descrever a vivência de uma assistente social residente em um serviço integral à saúde de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e retratar a realidade deste serviço diante da pandemia da covid-19 e isolamento social. Dessa forma, este trabalho torna-se importante e oportuno, no sentido de contribuir com este crucial e necessário debate, além de demonstrar e enfatizar a relevância e a visibilidade da rede de atendimento integral às pessoas usuárias do Sistema Único de Saúde, em um cenário mundial pandêmico e um contexto adverso e complexo de tendência de privatização dos direitos na Saúde Pública.
Palabras clave: Serviço Social
Violência sexual
Criança e adolescente
Covid-19
Social Work
Sexual violence
Child and teenager
Covid-19
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: NAKAMURA, Bianca. O Serviço Social em um ambulatório de atendimento à crianças e adolescentes vítimas de violência sexual em tempos de pandemia da covid-19: um relato de experiência. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35056
Fecha de defensa: 9-mar-2022
Aparece en las colecciones:TCR - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ServiçoSocialAmbulatório.pdf859.51 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.