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dc.creatorMoreira, Milton Henrique Freitas-
dc.date.accessioned2022-05-13T16:33:39Z-
dc.date.available2022-05-13T16:33:39Z-
dc.date.issued2022-03-21-
dc.identifier.citationMOREIRA, Milton Henrique Freitas. Lei nº 13.709/2018 e a proteção de dados pessoais no âmbito do e-commerce. 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35040-
dc.description.abstractThe impact of the General Data Protection Law (LGPD) on electronic commerce, especially regarding the personal data processing, require a deep study on the subject by law students and professionals. The General Data Protection Law is a piece of legislation that seeks to regulate personal data protection in Brazil and its objective is to reconcile economic and scientific progress and the fundamental rights of freedom and privacy. In turn, e-commerce can be defined as a branch of commercial activity in which transactions take place through electronic equipment and which uses the personal data of consumers to create its growth strategy. In this sense, the present undergraduate thesis aimed to demonstrate that General Data Protection Law represented a paradigm shift in e-commerce’s data protection, as well to highlight the significance of privacy and freedom towards the data subject in the context of commercial transactions that take place in a virtual environment. Therefore, this thesis used the inductive and deductive research method, through legal and historical study. In this sense, it sought, at first, to discuss the historical origins of the right to privacy and its place in contemporaneity. Then, it dealt with the personal data protection as an aspect of the right to privacy and the role of the data subject’s consent. Finally, it sought to address electronic commerce as a symbol of the informational society in the face of the General Data Protection Law, in order to find ways to harmonize the economic development provided by e-commerce and the fair treatment of the subject’s personal data, in accordance with legal and constitutional standards.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPrivacidadept_BR
dc.subjectConsentimentopt_BR
dc.subjectLGPDpt_BR
dc.subjectDados pessoaispt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.titleLei nº 13.709/2018 e a proteção de dados pessoais no âmbito do e-commercept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Almir Garcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6876684848650275pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Almir Garcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6876684848650275pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Keila Pacheco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4701182845723983pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs repercussões criadas pela lei nº 13.709/2018 (LGPD) no comércio eletrônico, principalmente no que se refere ao tratamento de dados pessoais, exigem um profundo estudo acerca do tema pelos estudantes e operadores do Direito. A Lei Geral de Proteção de Dados pode ser compreendida como diploma normativo que procura regulamentar a proteção de dados pessoais no Brasil, e possui o objetivo de conciliar o progresso econômico-científico com as garantias fundamentais de liberdade e privacidade da pessoa natural. Por sua vez, o e-commerce pode ser definido como ramo da atividade comercial em que as transações acontecem por meio de equipamentos eletrônicos e que se utiliza dos dados pessoais de consumidores para criar sua estratégia de crescimento. Nesse sentido, o presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo demonstrar que a Lei nº 13.709/2018 representou uma mudança de paradigma no que diz respeito à proteção de dados no âmbito do comércio eletrônico, bem como ressaltar a importância de um tratamento de dados que respeite a privacidade e a liberdade do titular durante as transações comerciais que ocorrem em meio virtual. Para tanto, foi utilizado como método de pesquisa o indutivo e dedutivo, por meio de estudo dogmático-jurídico e histórico. Nessa orientação, buscou, de início, discorrer sobre as origens históricas do direito à privacidade e seu local na contemporaneidade. Em seguida, tratou acerca da proteção de dados pessoais como aspecto do direito à privacidade e o papel do consentimento do titular. Por fim, procurou abordar sobre o comércio eletrônico como marca da sociedade informacional diante da Lei nº 13.709/2018, a fim de que sejam encontrados caminhos que harmonizem o desenvolvimento econômico proporcionado pelo e-commerce e o justo tratamento dos dados pessoais dos titulares, conforme os ditames legais e constitucionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDireitopt_BR
dc.sizeorduration70pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode113030133-
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