Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35038
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFreitas, Flávio de Sousa-
dc.date.accessioned2022-05-13T11:47:50Z-
dc.date.available2022-05-13T11:47:50Z-
dc.date.issued2022-01-31-
dc.identifier.citationFREITAS, Flávio de Sousa Freitas. Aplicativos móveis de interpretação automática: expectativas e percepções dos usuários brasileiros. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35038-
dc.description.abstractDespite the numerous systems developed over the nearly four-decade history of speech-to-speech translation, little is known about the expectations and perceptions that users have about this service. The present study seeks to identify the perceptions of Brazilian users of speech-to-speech services offered by mobile applications from the App Store, the Apple's mobile application store. And, from this identification, this study briefly analyzes the user’s expectations. The results show that several comments shared by the users convey contradictory expectations and perceptions and, no matter how much the user separates them into periods, the fact that these expectations and perceptions compose the same comment can lead the observer to have difficulties with their interpretation. Users' expectations and perceptions point to the need for applications to improve the services offered by them, especially regarding the translation of texts in images offered by Google Translate and the offline translation functionality offered by Voice Translator. In addition, the data show that user expectations and perceptions deserve attention from both speech-to-speech app developers and human interpreters, as the parameters that must be considered when judging the quality of automatic translations and interpretations are not always within the reach of that user who has never consumed that kind of service.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectinterpretação automáticapt_BR
dc.subjectexpectativas e percepções dos usuáriospt_BR
dc.subjecttradução automáticapt_BR
dc.subjectspeech-to-speech translationpt_BR
dc.subjectusers' expectations and perceptionspt_BR
dc.subjectmachine translationpt_BR
dc.titleAplicativos móveis de interpretação automática: expectativas e percepções dos usuários brasileirospt_BR
dc.title.alternativeSpeech-to-speech mobile applications: brazilian users' expectations and perceptionspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Esqueda, Marileide Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3341029625579574pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Lucas Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttps://orcid.org/0000-0003-3038-4001pt_BR
dc.contributor.referee2Novodvorski, Ariel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2882362453894798pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7428463010998872pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoApesar dos inúmeros sistemas desenvolvidos ao longo das cerca de quatro décadas de história da interpretação automática, pouco se sabe sobre as expectativas e percepções que os usuários dessa tecnologia têm a respeito desse serviço. Tendo isso em vista, o presente estudo busca identificar as percepções dos usuários brasileiros de serviços de interpretação automática oferecidos por aplicativos móveis da App Store, a loja de aplicativos móveis da Apple. E, a partir dessa identificação, trata brevemente das expectativas desses usuários. Os resultados mostram que vários comentários veiculam expectativas e percepções contraditórias e, por mais que o usuário as separe em períodos, o fato de essas expectativas e percepções comporem um mesmo comentário pode levar o pesquisador a ter dificuldades com a interpretação delas. As expectativas e percepções dos usuários apontam para a necessidade de os aplicativos melhorarem os serviços de interpretação automática por eles oferecidos, principalmente no que se refere à tradução de textos em imagens oferecida pelo Google Tradutor e a funcionalidade de tradução offline oferecida pelo aplicativo Tradutor de Voz. Além disso, os dados do presente estudo mostram que as expectativas e percepções dos usuários merecem atenção por parte tanto dos desenvolvedores de aplicativos de interpretação automática quanto dos intérpretes humanos, pois os parâmetros que devem ser levados em consideração no julgamento da qualidade de traduções e interpretações automáticas nem sempre estão ao alcance daquele usuário que nunca consumiu traduções e interpretações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration111pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5018pt_BR
dc.orcid.putcode113030716-
dc.crossref.doibatchidcc9c7fd6-e907-4fd0-a4ba-15a41475136d-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AplicativosMóveisInterpretação.pdfDissertação6.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.