Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35023
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Embargo Date: 2022-05-09
Title: Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática
Alternate title (s): Pedagogical residency: implications for the formation of undergraduate students in Mathematics
Author: Garcia, Beatriz de Souza Lima
First Advisor: Marim, Vlademir
First member of the Committee: Pires, Rogério Fernando
Second member of the Committee: Souza, Leandro de Oliveira
Summary: Esta pesquisa refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Matemática – Licenciatura, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A questão norteadora desta investigação foi: Quais são as contribuições do programa de Residência Pedagógica – Subprojeto Multidisciplinar – na formação dos alunos das Licenciaturas de Matemática e Química do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020, referente à chamada do Edital CAPES n.º 06/2018? Nessa perspectiva, nosso objetivo geral consistiu em analisar as ações desenvolvidas, de cunho científico e metodológico, do programa de Residência Pedagógica do subprojeto multidisciplinar. Para contemplar o objetivo geral, desenvolvemos os seguintes objetivos específicos: (a) compreender as concepções do programa Residência Pedagógica; (b) conhecer a proposta do projeto institucional da Residência Pedagógica da UFU; (c) conhecer os relatórios finais individual referente aos residentes vinculados à licenciatura de Matemática do ICENP que participaram do Subprojeto Multidisciplinar, Núcleo Matemática e Química, no período de participação do Subprojeto; (d) interpretar e descrever as concepções do Edital CAPES n.º 06/2018; e (e) revisar os pressupostos teóricos referente às concepções da formação inicial docente. Para atingir esses objetivos e responder à questão norteadora, foi utilizada a metodologia qualitativa de análise documental, com destaque no estudo de dados das atividades propostas aos participantes do programa por meio dos relatórios. Na análise dos dados apresentados nos relatórios, percebeu-se a importância de investir em políticas públicas na formação inicial dos futuros docentes, pois, por intermédio dela, os participantes da pesquisa puderam agregar em sua formação saberes docentes que possibilitaram novas percepções e abordagens metodológicas que complementam os saberes adquiridos na formação inicial e respondem com qualidade às necessidades da atualidade, fazendo com que esses futuros docentes iniciem suas atividades profissionais tendo noção da sua profissão.
Keywords: Formação inicial
Residência pedagógica
Saberes docentes
Formação docente
Indução docente
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: GARCIA, Beatriz de Souza Lima. Residência pedagógica: implicações na formação do licenciando em Matemática. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35023
Date of defense: 9-May-2022
Appears in Collections:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ResidênciaPedagógicaImplicações.pdf580.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.