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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Abordagem CTSA para discussão do tema cerrado: a visão de professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): CTSA approach to discussion of the closed topic: the vision of teachers of the early years of elementary school
Autor(es): Ramos, Alexandra Caroline Barbosa da Costa
Primeiro orientador: Santos, Adevailton Bernardo dos
Primeiro membro da banca: Tavares Junior, Melchior José
Segundo membro da banca: Genovese, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi
Resumo: Este trabalho versa sobre a importância da introdução da abordagem CTSA nas escolas, considerando-a como uma alternativa eficaz na proposição de ações educativas contextualizadas e na formação de cidadãos críticos e responsáveis. Essa abordagem possui como ponto de partida problemáticas reais aplicadas a contextos igualmente reais, portanto, o objetivo geral desta dissertação é conhecer a visão dos profissionais que atuam em escolas públicas de Ensino Fundamental I de Uberlândia-MG e região sobre o ensino de Ciências e estudo de temáticas que fazem parte da realidade local, mais especificamente “O Cerrado”, compreendendo suas práticas pedagógicas, formação inicial e continuada, assim como os recursos didáticos utilizados neste nível de ensino. Dessa forma, foi adotada, como referência de análise as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, trazidas pela abordagem CTSA, considerando o Cerrado e suas problemáticas ambientais, levando em conta a rica biodiversidade da região e sua crescente exploração causada pela agricultura, pela pecuária, pela mineração, pela indústria e pela construção civil. Os docentes que atuam nos AIEF assumem uma tarefa complexa, diante do contexto generalista, portanto, possuem dificuldades para o ensino de áreas específicas, como Ciências da Natureza e, muitas vezes, não possuem conhecimento de abordagens atuais na discussão de questões ambientais. Para tanto, foi aplicado um questionário eletrônico, no qual se objetivou compreender melhor o contexto dos profissionais, verificando os caminhos para a construção de uma Sequência Didática (SD) que aborda as problemáticas ambientais do bioma Cerrado orientada pelos cinco passos da abordagem CTSA propostos por Santos e Mortimer (2007). De caráter qualitativo, a pesquisa foi delineada pela metodologia exploratória, na qual a pesquisadora explorou realidades próximas dos sujeitos pesquisados. Os dados foram categorizados com base na metodologia de análise de conteúdo, proposta por Bardin e nas etapas propostas por Moraes (1999), que definem os conteúdos e contextos como unidades de análise. Por meio de tais processos, foram analisados pontos e contrapontos nas respostas dos educadores(as) em relação às práticas e abordagens metodológicas que envolvem o tema Cerrado, à luz da abordagem CTSA. Os procedimentos adotados constataram, como aspecto principal, as limitações formativas dos professores(as), em relação ao ensino de áreas específicas nos anos iniciais, as dificuldades do ensino generalista no que se refere ao tempo, espaço e recursos das escolas, assim como o acesso dos profissionais a abordagem CTSA. Com base nos aspectos mencionados, foi possível verificar as possibilidades e fragilidades da Sequência Didática (SD) desenvolvida, com vistas a subsidiar o trabalho dos profissionais e motivá-los a elaborar seus próprios recursos didáticos por intermédio do diálogo, da reflexão e da formação continuada.
Abstract: This study deals with the importance of introducing the CTSA approach in schools, considering it as an effective alternative in the proposition of contextualized educational actions and in the formation of critical and responsible Citizen. This approach has as a starting point real problems applied to equally real contexts. This approach has as a starting point real problems applied to equally real contexts, therefore, the general objective of this research is to understand the view of professionals who work in public elementary schools I in Uberlândia-MG and region on teaching Science. It aims also to study themes that are part of local reality, specifically “The Cerrado”, to understand its pedagogical practices, initial and continuing education, as well as the didactic resources used at this level of education. Thus, we adopted the relationship between Science, Technology, Society and Environment, brought by the CTSA approach, as a reference for analysis, taking into account the region's rich biodiversity and its growing exploitation caused by agriculture, livestock, mining, industry and by civil construction. The teachers who work at the AIEF assume a complex task, given the generalist context, therefore, they have difficulties in teaching specific areas, such as Natural Sciences, and often do not have knowledge of current approaches in the discussion of environmental issues. For that, we applied an electronic questionnaire, in which the aim was to better understand the context of professionals, verifying the paths for the construction of a Didactic Sequence (DS) that addresses the environmental problems of the Cerrado biome guided by the five steps of the CTSA approach proposed by Santos and Mortimer (2007). It is a qualitative search outlined by the exploratory methodology, in which the researcher explored realities close to the researched subjects. Data were categorized based on the content analysis methodology proposed by Bardin and on the steps proposed by Moraes (1999), which define contents and contexts as units of analysis. Through such processes, we analyzed points and counterpoints in the responses of educators concerning to practices and methodological approaches that involve the Cerrado theme, in the light of the CTSA approach. The adopted procedures found out, as a main aspect, the teachers’ training limitations, concerning to specific study areas in the initial years, the difficulties of general education regarding the time, space and resources of the schools, as well as the professionals' access to the CTSA approach. Based on the mentioned aspects, it was possible to verify the possibilities and weaknesses of the Didactic Sequence (DS) developed, with a view to subsidizing the work of professionals and motivating them to develop their own didactic resources through dialogue, reflection and continuing education.
Palavras-chave: Anos iniciais
Initial years
Cerrado
Thick
Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA)
Science, technology, society and environment (CTSA)
Ensino de ciências
Science teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Ciência, tecnologia e sociedade
Ciências (Ensino fundamental)
Professores de ensino fundamental - Formação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: RAMOS, Alexandra Caroline Barbosa da Costa. Abordagem CTSA para discussão do tema cerrado: a visão de professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 214 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.194.
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.194
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35004
Data de defesa: 26-Jan-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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