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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Douglas Luiz-
dc.date.accessioned2022-05-05T17:21:35Z-
dc.date.available2022-05-05T17:21:35Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.citationSILVA, Douglas Luiz. Estudo de caso: simulação numérica de um queimador de caldeira de CO. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34996-
dc.description.abstractBoilers that use carbon monoxide (CO) as fuel have shown high rates of nitrogen oxide (NO_x) emission. Currently, the formation of seven gases formed by the group of NOx is known, two of them are relevant when it comes to atmospheric pollution, nitrogen dioxide (NO_2) and nitrogen monoxide (NO). Processes that undergo combustion when in contact with atmospheric air transform NO molecules into NO_2, so the emission rates of this gas have been quite high, bringing concern to public bodies and organizations. A solution that has been studied and has shown good results is the staging of injected fuel in boilers, that is, gradual injection of fuel or oxidant. However, it is necessary at this point to evaluate the process in more detail to optimize the strategy, as well as to study the stators, which is where the fuel is injected into the carbon monoxide boilers, which may lead to the need to adopt modifications. to decrease the amount of NO_x generated in the process. In this research project, computational modeling is applied in order to allow a detailed analysis of turbulent flows and their physical properties inside the stators and at their exit. The mathematical modeling, composed by the mass conservation, linear momentum transport and energy balance equations, are discretized using the finite volume method and the transport equations are implemented in a block-structured mesh environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectCaldeira de COpt_BR
dc.subjectEstagiamentopt_BR
dc.titleEstudo de caso: simulação numérica de um queimador de caldeira de COpt_BR
dc.title.alternativeCase study: numerical simulation of a CO boiler burnerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vedovotto, João Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5630598971511798pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalini Junior, Aldemir Aparecido-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387727577180664pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Rodrigo Cavalcanti Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3719595420599880pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9390388779236459pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs caldeiras que utilizam monóxido de carbono (CO) como combustível tem mostrado altas taxas de emissão de óxidos de nitrogênio (NO_x). Atualmente é conhecido a formação de sete gases formados pelo grupo dos NOx, dois deles são relevantes quando se trata de poluição atmosférica, o dióxido de nitrogênio (NO_2) e monóxido de nitrogênio (NO). Processos que sofrem combustão quando em contato com o ar atmosférico transformam as moléculas de NO em NO_2, por isto, as taxas de emissão desse gás tem sido bastante altas trazendo uma preocupação aos órgãos públicos e a organizações. Uma solução que vem sendo estudada e tem apresentado bom resultados é o estagiamento de combustível injetado nas caldeiras, isto é, injeção gradativa de combustível ou oxidante. No entanto é necessário neste momento se avaliar o processo de forma mais detalhado para se otimizar a estratégia, bem como estudar os estatores, que é por onde o combustível é injetado dentro das caldeiras de monóxido de carbono, podendo levar a necessidade de adoção de modificações para se diminuir a quantidade de NO_x gerada no processo. Neste projeto de pesquisa é aplicada uma modelagem computacional de forma a possibilitar uma análise detalhada de escoamentos turbulentos e suas propriedades físicas dentro dos estatores e na sua saída. A modelagem matemática, composta pelas equações de conservação de massa, de transporte de quantidade de movimento linear e de balanço de energia, são discretizadas utilizando o método dos volumes finitos e as equações de transporte são implementadas em um ambiente de malha bloco-estruturada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOSpt_BR
dc.orcid.putcode112607469-
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Mecânica

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