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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34985
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2748-4458 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Fecha de embargo: | 2023-04-29 |
Título: | (TRANS)formando no Ensino Superior: Trajetórias de estudantes Travestis e Transexuais na Universidade Federal de Uberlândia |
Título (s) alternativo (s): | (TRANS)formando in Higher Education: Trajectories of Transvestites and transsexuals students at the Federal University of Uberlândia |
Autor: | Silva, Rosilaine Cristina |
Primer orientador: | Prado, Vagner Matias do |
Primer miembro de la banca: | Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da |
Segundo miembro de la banca: | Sales, Adriana Barbosa |
Resumen: | A pesquisa está vinculada a linha de pesquisa “Saberes e Práticas Educativas” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU), bem como ao Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividades (GPESP). Objetivou compreender como se deu o processo de acesso, permanência e vivências de estudantes travestis e transexuais, de cursos de graduação e pós-graduação da UFU. Pautamos o referencial teórico nos Estudos Pós-críticos e Pós-estruturalistas sobre gênero e sexualidade. A metodologia utilizada foi pesquisa exploratória e abordagem qualitativa. Os instrumentos de geração de dados aplicados foram: um questionário online e a condução de entrevistas semiestruturadas, conduzidas de forma remota, devido à pandemia por COVID-19. No decorrer da pesquisa foi possível notar essa temática está em processo de ascensão na academia, revelando haver um pacto coletivo entre pesquisadora(e)s na produção de novos conhecimentos e verdades pautados em perspectivas teóricas e metodológicas que buscam analisar as singularidades e a diversidade existente na sociedade. Concluímos que a(o)s estudantes em sua maioria ingressaram na UFU através do ENEM/SISU e cada um(a) ao seu modo, criou estratégias para manutenção de sua existência e permanência dentro da instituição. O ingresso na universidade colaborou para encontrarem informações acerca de suas identidades, elucidar questões relacionadas a gênero e a diversidade sexual e puderam socializar com seus pares, seja em coletivos, grupos, movimentos sociais ou junto ao CRAIST. Em relação a permanência foram relatadas algumas dificuldades, como a questão financeira, que ocasionou a necessidade de conciliar o trabalho e estudos. Outro apontamento é em relação a dificuldades burocráticas na instituição para o uso do nome social, desde a solicitação junto ao setor responsável até o não respeito do mesmo em sala de aula. As transfobias vivenciadas foram de várias formas físicas, simbólicas e psicológicas. E em muitos casos não houveram nenhuma tratativa ou estas não foram adequadas, o que ocasiona a descrença em se fazer denúncia por parte dessa(e)s estudantes. As políticas afirmativas estabelecidas no âmbito da UFU também foram apontadas e entendemos que para além das resoluções e portarias, que são consideradas um avanço dentro da universidade, é necessário tornar o debate mais amplo e criar meios de se desenvolver ações que possam concretamente transformar a realidade de pessoas travestis e trans dentro da UFU. Por fim, acreditamos que a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da UFU terá grande importância, uma vez que possibilitará apontar os prontos que precisam ser reparados pela gestão superior da UFU e apoiar a promoção de direitos constitucionais e institucionais da(o)s estudantes travestis e trans. |
Abstract: | The project is associated with the "Saberes e Práticas Educativas" research from Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU), as well as Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividades (GPESP). It aimed understand how the access, stay and experience process was made for transvestites and transexuals students, who are enrolled in graduation and undergraduation from UFU. It followed the theoretical benchmark in critical studies and poststructuralist about gender and sexuality. The method of research was an exploratory surgery and also qualitative approach. The instruments applied to data measurement was: a online survey form and an interview following a script prepared by the research author, each one conducted remotely, because of COVID-19 pandemic. During the research, it noticed that thematic is rising through the academy, it showed up an agreement between researchers in production of new knowledge based on analyse the singularity and diversity in the society. We conclude that students, in majority, enrolled at UFU by ENEM/SISU and each student made their own strategy to keep their existence and stay into University. Join university helped them find out more about themselves, socialize with their pairs, in groups, social movements or with CRAIST. When asked about staying, they reported some difficulties, as finances, which showed the necessity to work and study. Another report was about using their social name at UFU, they told that it's a hard bureaucratic process. The transphobia experienced by them was from each form, fiscally, mentally, symbolic. And, in much cases, they did not get any right treatment, which make them do not believe on report it. The affirmative policies approached by UFU had been cited and help to understand it over resolutions and administrative rules, it's important to talk to create ways and develop actions that improve the reality of them in UFU. According to the research, we believe that the Sexual Diversity and Gender Commission of UFU will have a great responsibility, once it'll be able to find what needs to be improved by superior management of UFU and support promotion of constitutional rights of trans students. |
Palabras clave: | Ensino Superior Travestilidade Acesso e Permanência Estudantil Transgeneridade Transexualidade. Transfobia |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | SILVA, Rosilaine Cristina. (TRANS)formando no Ensino Superior: Trajetórias de estudantes Travestis e Transexuais na Universidade Federal de Uberlândia. 2022. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2021.534 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.534 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34985 |
Fecha de defensa: | 29-abr-2022 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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