Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34966
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Plataforma digital ON: espaço de formação para os professores da educação básica
Alternate title (s): ON digital platform: training space for basic education teachers
Author: Borges, Flávia Regina
First Advisor: Rios, Gilma Maria
First member of the Committee: Predrini, Igor Aparecido Dallaqua
Second member of the Committee: Silva Júnior, Astrogildo Fernandes
Summary: O trabalho com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs) na Educação Básica se configurou como uma temática desafiadora, diante de um mundo com grandes e rápidas transformações. Devido à presença cada vez mais marcante das TDICs no contexto social e escolar, foram necessários estudos direcionados a entender, conhecer e conscientizar todos os envolvidos sobre a importância do uso correto e da objetividade em favor de uma educação que dialogue entre os diferentes sujeitos, ou seja, é necessário pensar em práticas pedagógicas a favor da construção do conhecimento dos alunos e da transformação social. O sistema educacional brasileiro vigente não deve ficar à margem dessa fluidez presente na sociedade atual, visto que os desafios são imensos e precisam de atenção para acompanhar e se apropriar do progresso que permeia o mundo globalizado, informacional e conectado. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo geral produzir tutoriais sobre a plataforma digital adotada pelo colégio estadual de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, como forma de potencializar a utilização consciente dos professores do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Para tanto, apresenta dois problemas básicos: 1. Qual a compreensão dos professores dessa instituição sobre o uso das TDICs como um recurso de ensino e aprendizagem? 2. De que maneira é possível promover a intencionalidade da utilização da plataforma digital ON como uma ferramenta impulsionadora na construção do conhecimento? Assim, esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, bibliográfica e de campo, com análise de obras de autores que discutem a temática, como Moran (2007), Kenski (2012), Bacich e Moran (2018), Gómez (2015), Antunes e Pinto (2018), Castells (2020), Bauman (2001) e Chauí (1994); e a pesquisa de campo, em que foram selecionados 12 professores do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental do referido estabelecimento de ensino, para responderem a um questionário com informações sobre as temáticas das TDICs na educação e sobre a plataforma digital ON adotada pela instituição. Diante dos dados coletados, foi compreendido esse universo, o possibilitou a construção de tutoriais para impulsionar e melhorar o uso da ferramenta em questão.
Abstract: The work with Information and Communication Technologies (from original TDICs in Portuguese) in Basic Education was configured as a challenging theme, in the face of a world with great and rapid transformations. Due to the increasingly marked presence of TDICs in the social and school context, studies were needed aimed at understanding, knowing and making everyone involved aware of the importance of correct use and objectivity in favor of an innovative, efficient and pleasant education, i.e., it is necessary to think about pedagogical practices in favor of the construction of students’ knowledge and social transformation. The current Brazilian educational system should not be left out of this fluidity present in today’s society, since the challenges are immense and need attention to monitor and appropriate the progress that permeates the globalized, informational and connected world. Therefore, the present work has the general objective of studying, understanding and explaining how the ON digital platform contributed to the construction of active and significant knowledge of students in the 1st and 2nd years of Elementary School at a state school in Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. So, it presents two basic problems: 1. What is the understanding of the professors of this institution about the use of TDICs as a teaching and learning resource? 2. How is it possible to promote the intentionality of using the ON digital platform as a driving tool in the construction of knowledge? Thus, this research adopted a qualitative, bibliographic and field approach, with analysis of works by authors who discuss the theme, such as Moran (2007), Kenski (2012), Bacich and Moran (2018), Gómez (2015), Antunes and Pinto (2018), Castells (2020), Bauman (2001) and Chauí (1994); and the field research, in which 12 teachers from the 1st and 2nd years of Elementary School of the aforementioned educational establishment were selected to answer a questionnaire with information on the themes of TDICs in education and on the ON digital platform adopted by the institution. In view of the collected data, this universe was understood, making it possible to build tutorials to boost and improve the use of the tool in question.
Keywords: Plataforma Digital
Formação de Professores
Educação Básica
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Educação
Novas tecnologias. Educação
Comunicação e educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Quote: Borges, Flávia Regina. Plataforma digital ON: espaço de formação para os professores da educação básica. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.177.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.177
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34966
Date of defense: 24-Feb-2022
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Plataforma Digital On.pdfDissertação1.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TutoriaisON.pdfProduto2.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.